CEI José Maria
PROJETO CURRICULAR
Quem
canta seus males espanta
Musicalização e Cultura
Mini Grupo II – A – B
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Sônia Regina Minguini Ferreira
Tatiana de Souza Rocha Monteiro
Abril 2017
1.
JUSTIFICATIVA:
Não dá para imaginar a Educação Infantil sem a
música, pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação. A energia que as
crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música nos
motivou a elaboração deste projeto. De acordo com o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil “As crianças interagem com a música, as
brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os
movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas,
conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua
produção musical”.
Muitas vezes verificamos que a música no contexto
educacional faz parte do cotidiano das crianças apenas como fonte de recreação,
sendo ignorado sua riqueza cultural e social. Não é isso que queremos com este
projeto. Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, ajudando a
melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, a memória
e outros benefícios, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das
crianças.
2.
OBJETIVO
GERAL:
Estimular a criatividade, o movimento, à
percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa
adquirindo ainda mais o gosto pela música. Criar condições para que a criança
possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento,
promovendo com isso o convívio social e cultural.
3.
OBJETIVO:
©
Ampliar o repertório musical das
crianças;
©
Explorar a música em diferentes ritmos;
©
Explorar diferentes instrumentos musicais;
©
Proporcionar diferentes possibilidades de
exploração dos sons.
©
Ampliar o vocabulário oral através da música;
©
Participar de brincadeiras cantadas e
histórias cantadas;
©
Brincar com a música, imitar, inventar e
reproduzir sons;
©
Cantar canções curtas e de fácil memorização
com temas que identifique as partes do corpo;
©
Estimular expressão oral;
©
Proporcionar e estimular noções de espaço e
equilíbrio;
©
Desenvolver habilidades motoras;
©
Integrar e motivar as crianças através da
música
4.
CONTEÚDO:
© Apresentar as crianças e tocar diferentes instrumentos musicais despertando
assim seu interesse.
© Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; (chocalho,
pandeiro, flauta, tambor, reco reco.
© Cantar músicas em vários ritmos;
© Participar de brincadeiras cantadas como “Jacaré vive na lagoa”; “Atirei
o pau no gato”; “Tchu tchuê”; respeitando as regras da brincadeira;
© Participar de história cantadas como “Seu lobo está? ”
© Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
© Atividades que estimule a memória auditiva e visual como: ruídos e sons,
quebra cabeça e jogo da memória;
© Ouvir cantiga de roda, acalanto, brincadeiras com palmas variadas e
movimentos corporais;
© Brincadeiras que levem o aluno a perceber o som e ausência do mesmo;
© Perceber diferentes sons: alto/ baixo, /forte/ fraco, /rápido/ lento, /curto
e longo;
© Atividades para explorar e emitir sons do próprio corpo, usando os pés,
as mãos, estalando os dedos, palmas, separadamente em conjunto;
© Utilizar métodos, técnicas e estratégias adequadas aos alunos, levando
em consideração a faixa de idade adequada de 3 a 4 anos;
© Usar durante as aulas instrumentos da banda rítmica, aparelho de som,
músicas gravadas em CDs, música gravada em DVDs, alguns materiais impressos,
enfim, todos os materiais que se julgar importante para a realização e
enriquecimento das aulas de música.
© Identificar sons diferentes como barulho da chuva, som dos animais, e
outros;
© Identificar as partes do corpo durante as brincadeiras cantadas como
“Cabeça ombro, joelho e pé” e “Eu conheço um jacaré”;
© Cantar a música “Minhoquinha faz ginastiquinha” contando até 5;
© Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal;
© Atividades que proporcionem diversão com a música.
5.
DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
- Revisar
as vogais; iremos utilizar cartazes onde as crianças irão colar as vogais A, E,
I, O, U.
- Com uma cartolina escrever a letrinha do nome de cada
criança e pedir que localizem e que pintem sua letra;
- Iremos fazer crachá com a inicial do nome de cada
criança e depois pedir que outra criança cole a letrinha do amigo em sua roupa;
- Estimular a criatividade e imaginação;
Através dos sons
iremos pedir que as crianças desenhem o que ouviu na música e o que mais
gostou;
Linguagem Musical:
- Ensaio da música
para a chegada do coelhinho de páscoa;
Cantar músicas que
lembre a chegada do coelhinho.
- Ouvir músicas as como “Cabeça ombro, joelho e pé” fazendo o que pedi na música.
- Em alguns
momentos sentar/deitar e ouvir músicas para que possa identificar ouve. (Como
barulho da chuva, de porta abrindo...)
- Incentivar o gosto
pela música e canto;
Trazer músicas
diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas e criem gosto
pela música;
Linguagem Verbal:
- Roda de conversa sobre os diversos sons que podemos
ouvir em nosso ambiente;
Através do CD Bingo dos sons, ouvir e adivinhar a que
som se refere.
- Leituras de histórias, contos e lendas
narradas pela professora, DVD e CD;
Sentar em roda em um dos ambientes da CEI para ouvir a
história.
- Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As
diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo, susto) da gargalhada
(felicidade, palhaçada).
Brincar como se fossemos estátuas e orienta-los para
que imitem todos os sons emitidos pela professora.
- Cd onde há vários
tipos de sons e ruídos do dia a dia;
Em roda de conversa
falar que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram.
Linguagem Corporal:
-Teatro;
Elaborar com as
crianças uma apresentação da “Linda Rosa Juvenil”
- Com diversos
tipos de som;
As crianças
imaginarão os mesmos e os representarão através dos gestos corporais, exemplo:
Seu mestre mandou.
- Deitar no chão
(utilizando colchonetes ou tapete);
Ouvir músicas suave para que possam fazer
relaxamento.
- Brincadeiras de
roda;
Fazer uma roda para
brincar de lencinho branco
- Brincadeiras ao ar
livre;
Leva-los ao parque
para brincarem de bolinha de sabão, lencinho branco e seus brinquedos de casa
no parque;
Linguagem artística:
- Massa de modelar;
Deixar que façam formas livres respeitando
cada criatividade;
- Sucatas e
materiais diversos;
Instrumentos
sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI e sucatas, como: corneta,
chocalho, pandeiro e tambor de lata;
- Pintura;
Na parede do parque
superior fazer pintura livre e em folha fazer atividades.
Natureza e Sociedade:
- Apresentar músicas para a chegada
do Coelhinho;
Cantar músicas do
coelhinho ex: Coelhinho da Páscoa que trazes
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito
e atitudes;
Através da música, Bom dia amiguinho e outras orienta-los
a importância do respeito ao próximo.
-Plantação
Fazer a horta
Matemática:
-Numerais
Utilizar músicas
infantis com números e músicas populares, para que as crianças aprendam a
seqüência numérica. Ex.: 1,2,3, indiozinhos, Minhoquinha faz ginástiquinha
entre outras.
- Caixa com os números;
Para facilitar a
relação com os numerais elaborar uma caixa com números e quantidade, tipo um
dado.
- Contagem oral;
Em todo momento trabalhar os numerais
oralmente, ex.: peguem 2 carrinhos, contem 5 monta, monta....
- Formas geométricas;
Através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas
- Cores;
Usar as bolas e cartões para que identifique as cores
6.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
• E V A coloridos
• Fita adesiva, Dupla face e
crepe
• Cola quente
·
Papel
camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·
Tinta guache,
·
Cola colorida,
·
Cola Tenaz,
·
Tesoura,
·
Pincel,
·
Palito
de sorvete,
·
Sucatas,
·
Aparelho
de som e DVD,
·
Livros
de historinhas,
·
Fantoches,
·
CD e
DVD,
·
Bomba
para encher bexigas,
·
Massa
de modelar,
·
Brinquedos,
·
Quebra
cabeça,
·
Jogo
de memória,
·
Giz
de cera, lápis colorido e canetões.
7.
AVALIAÇÃO:
As avaliações são diárias de acordo com as atividades que são dadas
dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada
criança:
- Avaliar se a criança estava atenta para ouvir,
identificar sons;
- Como foi sua expressão musical, por meio da dança
ou cantando;
- Se ao utilizar instrumentos sonoros se expressa;
Serão feitos registros coletivos e individuais das
crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações
vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.
Sugestões de
atividades:
Sanfonas feitas de caixa de fósforo e pintura
livre com guache. Cartaz baseado na música Mestre André
|
Minhocas feitas com pintura a dedo, baseadas na
música Minhoquinha, onde exploramos a contagem de
|
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