CEI
JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Leitura
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene
Bianchi
2018
1. JUSTIFICATIVA:
Precisamos
trazer nossas crianças para o mundo da leitura, pois percebemos que a realidade
atual vem afastando cada vez mais nossas crianças do ato de ler. O mundo da
tecnologia como computadores, videogames, TV e celulares, vem fazendo com que
crianças com idades de 2 anos já estejam com celulares na mão, o acesso
restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado
pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que
sentimos na escola: o vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de
compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos,
conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que
a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito
para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão
necessária nos bancos escolares. Através da leitura a criança consegue se
transportar para o mundo do faz de conta, explorá-lo, decifrar os sentimentos e
emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então,
vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos
de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa
instituição de ensino, juntamente com as professoras e equipe pedagógica
propiciar às nossas crianças momentos que possam despertar neles o gosto pela
leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito
de ler. A criança deve perceber que a leitura é o instrumento chave para
alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com
realização.
Assim
teremos a certeza de que este projeto contará com o apoio de todas as
professoras, pois a equipe docente tem plena consciência de que a criança deve
ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e
participação social. Estimulando a
leitura, faremos com que nossas crianças, compreendam melhor o que estão
aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um
horizonte totalmente novo.
2. OBJETIVO:
·
Compreender como é a
prática de leitura na educação infantil;
·
Entender o que é necessário
fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos;
·
Oportunizar momentos
lúdicos e aconchegantes de contação de histórias, que explorem diferentes tipos
de textos/livros e materiais, promovendo a construção de valores como a
amizade, o companheirismo, o carinho, o amor e a união na nossa Creche e no
âmbito familiar.
·
Estreitar os laços entre
a Creche e as Famílias.
·
Incentivar a
participação das famílias nos momentos de leitura/contação de histórias
construídos por eles em suas famílias e lares, realizando e valorizando o
registro por escrito e através de desenhos, sobre como foram esses momentos.
·
Incentivar professores e
funcionários a buscar a leitura por prazer, favorecendo a troca de experiências
literárias.
·
Apreciação das leituras
·
Manusear diferentes
tipos de livros.
·
Ampliação do vocabulário.
·
Criar o hábito de
escutar histórias.
·
Reconhecer o livro como
portador de histórias, manifestando prazer ao explora-lo.
·
Enriquecimento do
imaginário e criatividade.
·
Desenvolver a
socialização.
·
Favorecer o contato com
textos de qualidade literária.
·
Valorizar o livro como
fonte de conhecimento e entretenimento.
·
Estimular a resolução de
problemas.
·
Se dirigir ao livro por
meio de falas, gestos, expressões faciais e balbucios (sorrisos, gritinhos,
vocalizações,etc.)
·
Recontar historias e
fatos em sequências.
·
Formar um futuro leitor.
3. CONTEÚDO:
·
Contação de histórias na
creche realizada por funcionários e responsáveis.
·
Piquenique da leitura
(abertura das atividades) – Piquenique ao ar livre, com contação de histórias,
leitura e manuseio de livros.
·
Empréstimo de livros
infantis
·
Círculo de leitura –
cada professor ou funcionário trará um ou mais livros para indicar a leitura.
Estes livros circularão entre os professores e funcionários formando uma rede
de empréstimo de livros.
·
Varal de Indicação
Literária - Cada turma escolherá semanalmente dentre todas as histórias
contadas na semana, o livro que eles mais gostaram e confeccionarão um cartaz
coletivo, utilizando técnicas artísticas e diferentes materiais, indicando esta
leitura para a outra turma. Os cartazes com a indicação ficarão expostos na
sala e na área interna da creche.
·
Confecção de livros de
histórias.
·
Livros que as crianças
tragam de casa.
·
Espaço de leitura.
·
Contação de história com
fantoches, dedoches, máscaras, etc.
·
Contação e recontação de
histórias contadas pelas crianças.
·
Exposição de livros para
que as crianças escolham os de sua preferência.
·
Caixa de leitura.
·
Contação de histórias em
diversos ambientes.
·
Empréstimo de Kit de
Contação de Histórias - livros infantis e algum objeto, fantoche ou adereço,
relacionado ao tema da história - para que os pais possam criar um momento
prazeroso de contação de histórias.
4. DESENVOLVIMENTO:
Num
primeiro momento, será feita uma mobilização entre os funcionários, sobre a
importância das histórias para a formação de leitores, desde pequenos. Em
seguida, será feita reunião com pais e responsáveis para sensibilização sobre o
projeto, explicando as etapas do mesmo, e faremos posteriormente com os
funcionários o levantamento de voluntários para contar histórias para as crianças na
creche, contando com a participação de todos faremos uma escala para
organização da contação, facilitando assim a participação de todos.
Feito esse
levantamento, faremos outra reunião com os voluntários com exposição de todos
os livros para a escolha das histórias, seleção dos materiais (livros,
fantoches, objetos) a serem utilizados na contação e organização do cronograma.
Faremos
com as crianças uma roda de conversa onde iremos explicar a importância da
leitura, de como manuseá-lo e quais os cuidados a serem tomados com o mesmo,
iremos proporcionar pelo CEI diversas contações em ambientes diferentes,
incentivando-os a imitar os sons com base na fala do educador, estabelecendo
assim uma situação comunicativa com os adultos. Feito tudo isso, faremos
desenhos das histórias que ouviram para poderem expor para as outras crianças,
criaremos uma mascote para cada turma e eles poderão leva-lo para casa junto
com o livro de sua escolha.
Registrar com fotos o
desenvolvimento do projeto.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Livros e materiais
pedagógicos do acervo da creche
·
Caderno para registro do
momento de contação de histórias em casa.
·
Livros do acervo pessoal dos funcionários e
professores.
·
Cola quente
·
Tintas (cores diversas)
·
Brinquedos
·
CD e DVD
·
Cola colorida,
·
Cola branca,
·
E V A coloridos retalhos
·
Fantoches
·
Fita adesiva
·
Fita crepe
·
Guache
·
Massa de modelar
·
Músicas
·
Palito de sorvete,
·
Papéis diversos
·
Rádio
·
Revistas
·
Sucatas variadas
·
Tesoura
·
Televisão
e DVD/ Projetor e telão
·
Pincel
·
Gliter
·
Papel laminado
·
Papelão
·
(Não tendo o material o
mesmo poderá ser substituído)
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante e de forma
gradativa ao interesse das crianças, a organização e a participação do grupo,
irei avaliar: se exploram texturas e diversos objetos; se identificam os
materiais e objetos, examinam e exploram objetos de diferentes formas e sons;
se interagiram; empilha objetos; as manipulam brinquedos e materiais sonoros;
se exploram com prazer os objetos variados, se brinca e reconhece as cores, se
expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e outros movimentos,
se responde a perguntas dirigidas e se manuseia o livro folheando-o.