CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Eu Sou Assim...
Identidade/Adaptação
Mini Grupo I A-B
Projeto Orientado pela Coordenadora Gislene Bianchi
Professoras: Walquiria Lopes
Sônia Regina Minguini Ferreira
Fevereiro de 2016
JUSTIFICATIVA
O projeto Eu Sou Assim, é de extrema
importância, pois trabalhamos a adaptação e o acolhimento das nossas crianças e
proporcionamos as crianças uma acolhida fraterna, valorizando cada um deles
dentro da escola.
Com
isso nós iremos organizar uma recepção para as crianças de uma forma tranquila,
segura e carinhosa, vamos elaborar um espaço atraente, com cantos de brinquedos
e brincadeiras na sala de aula, afim de que a sua chegada seja tranquila.
Ao recebermos as crianças em
seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos
fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros em
todo ambiente escolar.
OBJETIVO
ü
Conhecer e ampliar seus
conhecimentos já trazidos de casa;
ü
Deixar as crianças sentir se
à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
ü
Estabelecer relação de
confiança entre professores, crianças e
famílias;
ü
Receber as crianças com
atenção, afeto e cuidado;
ü
Acolher com atividades
trabalhando o lúdico;
ü
Amenizar a ansiedade e a dor
da separação da criança com a mãe ou responsável;
ü
Estabelecer vínculo entre o
professor e a criança;
ü
Contribuir
para que as crianças adaptem-se as novas rotinas no seu dia a dia.
CONTEÚDO
ü Conversa em roda;
ü Quem sou eu? Trazendo a identidade
de cada criança;
ü Músicas diversas;
ü Leitura de histórias;
ü Linguagem corporal com músicas, atividades físicas e relaxamentos;
ü Brincar no parque, solário e com brinquedos diversos;
ü Desenvolver diversas
brincadeiras;
METODOLOGIA
Como é um mês de
grandes mudanças na vida dos pequenos estaremos desenvolvendo atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas
formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, desenhar, pintar, dentre
outras;
Atividades que auxiliam no
desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular,
rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar. Atividades que instiguem a imaginação e a
criatividade: faz-de-conta, conto de histórias e brincadeiras livres no parque e no solário, sempre socializando as
crianças.
DESENVOLVIMENTO
Linguagem musical: ouvirCDs
variados e cantar diversas canções infantis, manusear instrumentos
musicais;
Vídeo:
assistir DVD ‘s musicais e desenhos infantis relacionados à faixa etária;
Linguagem corporal: atividades
de movimentos, como arrastar-se, engatinhar, pular, passar por dentro de
obstáculos;
Linguagem artística: pinturas com tinta guache e pincel, pintura a dedo em
diversos tipos de materiais, como: sulfite, cartolina, papel cartão etc;
Linguagem verbal: Leituras
de contos; pedir para os pais brincadeiras que eles brincava na época deles e
adaptar para a nossa turma;
Brincar e imaginar: manusear
diversos tipos de brinquedos pedagógicos, bonecas, carrinhos, bolas, bexigas e
massa de modelar;
Matemática: Contagem oral, noções de grande e pequeno, dentro e
fora, frente e trás, alto e baixo, desenvolvendo a lateralidade das crianças.
Natureza e Cultura: Trabalhar
com as crianças o ganhar e o perder;
RECURSOS
Cartolina;
Tintas guache e pintura á dedo;
E V A Colorido
Pincéis;
Papel crepom de diversas cores;
Papel Kraft;
Papel Dobradura;
Giz de cera;
Cola;
Livros de História;
Cola Colorida;
Massa de Modelar;
Bolhas de sabão;
CD´s e DVD´s;
Bexigas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
de forma continua de acordo com o que iremos trabalhar no dia, levando em
consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança e a significação que
cada trabalho comporta.
O foco na fase de
adaptação é a observação. Avaliar individualmente cada criança através da
observação e com registros diários.