PROJETO: “DO MEU
CORPINHO EU CUIDO SIM”
Berçário II A e B
Professoras: Eliete
e Flávia
Coordenadora:
Gislene Bianchi
Maio – 2016
Justificativa
Ser saudável é também manter
bons hábitos e entender que o nosso corpo merece um carinho especial; assim
iremos contribuir para o desenvolvimento das crianças, a necessidade e o valor
da higiene, considerando a sua suma importância.
Será aplicado de forma lúdica e
desenvolvido diversas atividades, possibilitando a aprendizagem de forma afetiva
e transformadora.
Objetivos
- Identificar seus pertences
pessoais;
- Criar hábito de higiene
corporal e bucal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular os hábitos, como
escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas, lavar as mãos, trocar
de roupa etc.
- Identificar as partes do corpo;
- Realizar atividades diárias de
higiene;
- Visualizar e interpretar
imagens;
Conteúdos
- Corpo e higiene;
- Pintura, recorte e colagem com
diversos materiais;
- Desenho livre e dirigido;
- Músicas;
- Histórias;
- Cartazes;
- Expressão corporal;
- Dramatização;
- Reconhecer os objetos de
higiene;
- Movimento;
Desenvolvimento
- Montar cartazes com regras de
higiene.
- Apresentar a eles, quais os
objetos de higiene.
- Contos de histórias que falam
sobre higiene.
- Manipulação de revistas e
panfletos de mercado, estimulando a encontrar os objetos sobre a higiene.
- Dramatização de hábitos de
higiene corporal e bucal.
- Recorte e colagem sobre
produtos de higiene.
- Músicas: Patati Patatá: Chuveiro,
Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá-Tim-Bum: Lavar as mãos e Ratinho tomando
banho.
- Pintura de desenhos.
- Desenho livre.
- Manipulação de massinha de
modelar, desenvolvendo a imaginação e o lúdico.
- Brincadeira de faz de conta
(escovar os dentes de uma boneca, escovar os dentes de uma boca, confeccionada
em cartolina).
- Visualizar figuras ou cartazes
de pessoas realizando a higiene.
Recursos
Necessários
- Cola branca e colorida.
- Panfletos de mercado e
revistas.
- Tinta guache.
- Cartolina.
- Papel crepom.
- Tnt.
- Pincéis.
- Sulfite.
- Livros.
Avaliação
A avaliação será realizada
durante o processo do desenvolvimento do projeto, avaliando o interesse e a
participação das crianças na realização das atividades expostas e executadas no
dia-a-dia, através de observações e registros coletivos e individuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!