CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Brincar e Imaginar
Chutando uma bola ou
fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? Criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? Criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e
compositor
Mini
Grupo II A
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora:
Sônia Regina Minguini Ferreira
Outubro
de 2015
1. JUSTIFICATIVA:
As crianças cada uma em seu tempo e ambiente, fantasia, corre, imagina e brinca. Pode ser de
mamãe, princesa, fada, policial, astronauta, doceira, motorista de caminhão,
boiadeiro e tudo mais que a imaginação permitir. Brincar é uma das mais
importantes atividades da Educação Infantil, mesmo não estando diretamente
ligada à aprendizagem de disciplinas formais. O professor necessita ter em
mente que para a criança envolver-se em brincadeiras, ela necessita sentir-se
emocionalmente bem no espaço que ocupa e na relação com os adultos e com as
outras crianças presentes. Precisa sempre ser acolhida para sentir confiança e
ser participativa.
2. OBJETIVO:
Proporcionar as crianças
a oportunidades de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais
através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Praticar, escolher, preservar,
imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
Adquirir novos conhecimentos,
habilidades pensamentos lógicos;
Conhecer e valorizar a si
mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais
Desenvolver o faz de conta
trabalhar a imaginação estimulando a criatividade;
Promover a socialização e o
respeito mútuo entre as crianças.
Reforçar a importância do
brincar
Estimular o raciocínio
lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a
interagirem com o grupo.
3.
CONTEÚDO:
Brincadeiras
Faz – de – conta
Cirandas
Jogos
Exploração de brinquedos
variados
4.
DESENVOLVIMENTO:
ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Letrinhas do nome;
Consoantes J, K, L;
Leitura e releitura de livros
ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal
através de cantigas infantis relacionadas ao projeto;
Desenvolver a audição e a percepção
através da leitura de estórias e músicas.
Interpretação e dramatização musical
ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas
ü Linguagem Corporal:
Coordenação motora ampla e fina
Danças
Expressividade
ü Linguagem artística:
Cartazes;
Cartazes;
Colorir;
Exploração de diferentes materiais
ü Natureza e Sociedade:
Datas Comemorativas
ü Matemática:
Formas geométricas
Cores;
Número 10.
Revisão dos numerais aprendidos
Lateralidade
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
ü Brinquedos da sala (bonecas,
carrinhos, bonecos, panelinhas...)
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola líquida,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras
dirigidas.
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Músicas
ü Papéis diversos
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TV
6.
AVALIAÇÃO:
Serão feitos registros coletivos e individuais das
crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto
e de sua rotina no CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!