CEI JOSÉ MARIA
PROJETO
CURRICULAR
A
arte da música através da reciclagem
(Musicalização e reciclagem)
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Sônia Regina M. Ferreira
2019
JUSTIFICATIVA:
Através deste projeto estaremos falando da necessidade de estarmos
estimulando e ensinando as nossas crianças sobre a importância da música e da
reciclagem, acredito que podemos começar já na educação infantil a
conscientizar a criança e sua família que é possível reutilizar brincando.
Todos
os dias através dos meios de comunicação ouvimos nos noticiários a agressão do
homem a natureza, com este projeto estaremos trabalhando o processo de seleção
e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a geração de novos valores
frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma
vida mais sadia e de um mundo melhor, criando novos valores e sentimentos que
mudem as atitudes em relação à saúde do planeta e de todos os seres vivos.
Trabalharei, ao
mesmo tempo com a música e construção de diferentes instrumentos musicais com
materiais recicláveis com objetivo de conscientizar as crianças, estimulando a
criatividade e socialização. A construção dos instrumentos musicais com materiais
recicláveis serve como meio de veículo de inspiração e criatividade.
Este
projeto levará as crianças a aprenderem a reciclar, reduzir reutilizar para que
assim colaborem para uma vida mais saudável e um mundo melhor com mais
qualidade vida.
Segundo Teca Brito (2003,
p.17):
A música é uma linguagem universal. Tudo o que o ouvido percebe
sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da
vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens
sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença,
integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta.
OBJETIVOS:
Conscientizar
a criança da problemática do lixo;
Apresentar
sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo;
Reciclar
para evitar desperdício e preservar o meio ambiente;
Incentivar
a criatividade para a transformação do lixo em objetos úteis;
Conscientizar
sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados;
Reduzir
o descarte das embalagens no lixo;
Reconhecer
a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “meio ambiente”
digno para as futuras gerações;
Construir
materiais, brinquedos e objetos variados com materiais que seriam descartados;
Apreciar
e refletir sobre o produto final.
Possibilitar
a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a
curiosidade e a experimentação;
Identificar
através das cores os tipos de lixeiras para cada material (plástico, vidro e papel).
Despertar
na criança o interesse de plantar e cuidar das flores através da reciclagem.
Planejar
uma horta, utilizando materiais recicláveis;
Conhecer
diferentes ritmos musicais
Conhecer
as diferenças culturais por meio da música
Construir instrumentos musicais
CONTEÚDO:
Separar
o lixo trabalhando as cores para a reciclagem;
Selecionar
o lixo que pode ser reciclado;
Colocar
em um lugar visível cestos coletores com as cores para a reciclagem onde os
familiares participarão diretamente reciclando corretamente;
Criar
objetos através da reciclagem;
Criar
brinquedos com sucatas;
Confeccionar
cortinas e composição de desenhos com tampinhas que podem ser usados como
tapete ou quadros;
Construir
objetos, brinquedos, quadros com palitos de sorvete;
Decorar
o jardim com pneus decorados;
Fazer
brinquedos e objetos que serão úteis no dia a dia com garrafas pet;
Através
do cd construir animais;
Com
o papel, papelão, rolinhos do papel higiênico, criar quadros decorados;
Todos
os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano serão expostos na exposição.
Vídeo:
É preciso reciclar – Turma da Mônica;
Confeccionar
um mascote de sala com materiais recicláveis;
Confeccionar
móbiles com cd’s não mais úteis;
Confeccionar usando garrafas pet chocalhos que emitem diferentes
sons;
Brincar de roda com músicas conhecidas populares;
Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas
crianças;
Exploração da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos;
Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente;
Valorização e respeito em relação ás conquistas pessoais, em relação ao
movimento e o gosto musical de cada um.
DESENVOLVIMENTO:
Será apresentado as crianças
diferentes estilos e ritmos musicais por meio de CDs, DVDs, músicas de roda,
brincadeiras e histórias cantadas, além de diferentes instrumentos musicais
estruturados e não estruturados. Serão construídos com as crianças instrumentos
sonoros, apropriados a cada faixa etária. Serão confeccionadas caixas de música
que estimulem a oralidade através do canto e trabalharemos também com o corpo
como fonte de som, possibilitando assim o desenvolvimento da consciência
corporal por meio da dança, seja ela espontânea ou coreografada, sempre
respeitando as especificidades de cada turma e de sua faixa etária.
Colocar
em um lugar visível cestos coletores com as cores para a reciclagem onde os
familiares participarão diretamente reciclando corretamente, enviar recado
explicativo na agenda orientando os pais sobre o projeto reciclagem, para que
saibam o que cada cor do cesto representa e pedindo para que junto com as
crianças tragam os lixos para serem reciclados corretamente.
Devido
os conteúdos criar objetos através da reciclagem, criar brinquedos com sucatas,
construir objetos, brinquedos, quadros com palitos de sorvete, e fazer
brinquedos e objetos que serão úteis no dia a dia com garrafas pet serão
desenvolvidos de formas semelhantes estarei registrando todas juntas,
primeiramente explicarei para as crianças que dependendo de qual for à sucata
devemos higienizá-las, após sentarei com as crianças, para recortar, quebrar,
amassar, juntar, montar ou colar para que possamos dar formar e construir um
brinquedo ou outros objetos.
Confeccionar
cortinas e composição de desenhos com tampinhas que podem ser usados como
tapete ou quadros, pedir tampinhas de garrafas pet ou qualquer outro tipo de
tampinhas para os familiares e quando já tivermos uma quantidade suficiente
para utilizarmos em nossos trabalhos sentaremos e iremos separa-las por cor, e
montarmos cortinas coloridas, ou quadros. Com CDs construiremos bichinhos para
decorar a nossa sala.
Guardaremos
rolinhos de papel higiênico e papelão para confeccionarmos quadros sentarei com
as crianças para orienta-los na confecção dos quadros.
Será
preciso um espaço para guardar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano os
quais serão expostos na exposição.
Confeccionaremos
um mascote de sala com material reciclável, utilizando uma quantidade bem
variada de material, como potes, caixas, papéis, livros. O mascote visitará casa
de cada criança, juntamente com uma folha para a anotação de como foi o final
de semana com o mascote.
Apresentarei
um vídeo que mostre movimentos de animais e sons produzidos por eles. Depois as
crianças deveram imitar quando efetuar determinado gesto. Explorarei a altura
das vozes, o ritmo (mais lento e mais rápido)
RECURSOS
NECESSÁRIOS:
Cola
quente
Tecido
TNT vermelho (1,7mx1, 9m).
Madeira
Compensado esp. 5 mm (Conforme necessidade)
Tintas
(cores diversas)
Brinquedos
CD e
DVD
Cola
colorida,
Cola
branca,
E V
A coloridos retalhos
Fantoches
Fita
adesiva
Fita
crepe
Guache
Massa
de modelar
Músicas
Palito
de sorvete,
Papéis
diversos
Rádio
Revistas
Sucatas
variadas
Tesoura
Televisão e DVD/ Projetor e telão
Pincel
Gliter
Papel
laminado
Papelão
(Não
tendo o material o mesmo poderá ser substituído.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será constante e de forma gradativa ao interesse das crianças, a
organização e a participação do grupo, irei avaliar: se exploram texturas e
diversos objetos; se identificam os materiais e objetos, examinam e exploram
objetos de diferentes formas e sons; se interagiram; empilha objetos; as
manipulam brinquedos e materiais sonoros; se exploram com prazer os objetos
variados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!