CEI JOSÉ MARIA
Projeto
curricular
Folia
no CEI José Maria
Berçário II A-B
Projeto orientado pela coordenadora: Gislene
Bianchi
Professoras: Hellen Aparecida Prudente
Lauriete Soares de Azevedo Pereira
Março/2019
Justificativa:
O
presente projeto foi elaborado com intuito de proporcionar através de um tema
rico e especial novas formas de aprendizado para o educando, propiciar um
ambiente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se
protagonistas de um processo contínuo.
Engatinhar,
caminhar, manusear objetos, correr, saltar, brincar sozinhos ou em grupos, com
objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu
corpo e seu movimento.
Ao
movimentar –se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos,
ampliando as possibilidades do uso significativos de gestos e posturas
corporais.
Segundo
Gisele de Campos Oliveira:
O corpo é uma forma de expressão da
individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em
função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior
habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças. Ela passa a
distingui-lo em relação aos objetos circundantes, observando-os, manejando-os
(Oliveira 2011).
O
descobrimento do corpo se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de
observações, a necessidade da criança conhecer as funções de seu corpo e
estabelecer relações de movimento que conhecem ao indivíduo em sua totalidade,
revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a
importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a
construção da personalidade e da identidade.
Objetivos:
Explorar diferentes objetos e materiais;
Promover a socialização e interação afetivas
entre as crianças;
Desenvolver a linguagem oral, corporal e
raciocínio lógico;
Estimular o reconhecimento da imagem e a autoestima;
Desenvolver a atenção, concentração e autonomia;
Incentivar
a vivência de valores como: cooperação, respeito e solidariedade.
Conteúdos:
Acolhimento: Blocos
lógicos, Musicalização, monta tudo, cubo tátil, bolas
e brinquedos pedagógicos.
No decorrer do dia:
Confeccionar um palhaço para jogar bolas dentro da boca, quebra
cabeça, palhaço mágico e jogo da memória
Apresentar e estimular brincadeiras variadas;
Manusear
revistas e livros infantis sonoros;
Blocos lógicos, lanterna, brinquedos pedagógicos, piscina de
bolinhas e cavalinhos;
Expressar e reconhecer sua imagem no espelho;
Diversas bolas, colchonetes, ginástica, circuito com bambolês,
cabra cega;
Gesticular e cantar músicas
variadas;
Música com palitoches, fantoches, músicas cantadas e Cd de
cantigas de roda;
Saída: Brinquedos pedagógicos, brinquedos sonoros, monta tudo,
blocos lógicos, bolhas de sabão, cantigas diversas e Vídeos: Patati Patatá, Xuxa
Circo, Dumbo, Teleco e Teco.
Desenvolvimento:
No acolhimento, entregarei para as crianças blocos lógicos, monta
tudo, bolas, brinquedos pedagógicos e cubo tátil para brincarem, cantarei
algumas músicas infantis.
Confeccionarei um palhaço da boca grande com
caixa de papelão e retalhos de papel para jogarem bolas dentro da boca.
Confeccionarei
um palhaço mágico, quebra cabeça e jogo da memória com materiais recicláveis
para explorarem.
Farei dois cartazes referente ao tema com o
auxílio das crianças, que irão colar retalhos de papéis no desenho do palhaço e
do circo, um para ser exposto no piso inferior do CEI e outro na sala de aula;
Com
todos sentados, entregarei para cada criança um brinquedo sonoro para que
explorem, revistas e livros para manusearem, depois contarei as histórias com
chuvinha de papel picado.
Assistiremos vídeos relacionados ao tema para que seja estimulado a
imaginação, concentração e a percepção visual.
Cada criança será deitada no colchonete para sessão de massagem e cócegas
em seu corpinho;
Colocarei um pano sobre o rosto das crianças e
puxarei “cadê o bebê” para estimularem a se descobrirem.
Com auxílio de um pano no rosto, brincaremos de
cabra cega.
Colocarei em sala: piscina com bolinhas para se
divertirem;
De frente ao espelho serão estimulados a
fazerem diferentes expressões;
Entregarei: monta-tudo, boneca, carrinho,
bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos, bambolês e bexigas;
Empilharei alguns colchonetes e deixarei que
explorarem e farei alguns movimentos de ginástica para que eles repitam.
Irei cantar e gesticular várias músicas
infantis, para que eles acompanhem meus gestos.
Com todos sentados colocarei para tocar “descobrindo
os sons” para que ouçam e identifiquem a origem dos sons, pedirei para que cada
criança pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os gestos.
Saída: Entregarei para cada criança diversos
brinquedos, monta tudo ou brinquedos sonoros para se entreterem, assoprarei as
bolinhas de sabão para eles estourarem, cantarei diversas músicas e
assistiremos alguns vídeos referente ao tema.
Recursos:
Livros infantis;
Cd e DVD;
Diversos tipos de
papéis;
Cola colorida;
Tintas coloridas;
EVAs
coloridos;
Revistas;
Tecido;
Lanterna;
Caixas de leite vazias;
Garrafa pet
Bexigas;
Bambolês;
Bolas;
Tnts;
Pistola de cola quente;
Refil de cola quente.
Avaliação:
A avaliação será feita
diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de
cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde
os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado
em consideração, toda evolução da criança, desempenho e desenvolvimento durante
as atividades propostas pela professora.
A avaliação do projeto será feita através das seguintes
observações: demostrou interesse pela atividade, atendeu os comandos dados pela
professora, teve autonomia para realizar as atividades e interagiu com os
amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!