CEI
JOSÉ MARIA
Projeto
curricular
Planeta
água!
(Higiêne)
Infantil
I
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Sonia Regina Minguini Ferreira
Professoras:
Hellen Prudente
Abril
/ 2019
JUSTIFICATIVA:
O trabalho com o projeto “Planeta água”,
deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros
problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O
projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande
diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a
consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de
forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e
conservação.
Segundo
Kitamura
Toda a
água do planeta está em constante movimentação, evaporando-se dos oceanos, rios
e lagos. Transforma-se em vapor formando assim as nuvens na atmosfera. Quando o
vapor condensa, a água volta para a terra em forma de chuva, granizo ou neve.
Parte da água que cai sobre a terra se distribui pela superfície, formando
lagos, rios e riachos que vão desaguar no mar. Outra parte que cai se infiltra
no solo, vai ser absorvida pelas plantas ou vai alimentar os lençóis freáticos
que alimentam nascentes e poços. No entanto, boa parte desta água é utilizada
pelo homem, na suas explorações econômicas como irrigação ou mesmo em redes de
água para o consumo ( KITAMURA, 2004).
Trabalharei
o assunto água e higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os
alunos e responsáveis sobre este tema que é de suma importância para o
bem-estar e boa saúde.
OBJETIVOS:
Identificar os diferentes
usos da água no nosso cotidiano.
Conscientizar quanto ao uso
sustentável e inteligente da água.
Perceber o papel do ser
humano nas soluções e problemas relacionados a água.
Interessar-se
com o cuidado do corpo.
Levar
a criança a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene.
Proporcionar
as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades
lúdicas interativas e de vivência.
Desenvolver
oralidade, interação e socialização.
Trabalhar
coordenação motora fina e ampla.
Desenvolver
a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística,
percepção visual e noção espacial.
Movimentar-se
e explorar o corpo e os movimentos.
CONTEÚDO:
Acolhimento: revistas, jogo da memória,
massinha, quebra-cabeça, brinquedos diversos, materiais não estruturados,
bolinha de sabão e blocos pedagógicos.
Após o acolhimento será aplicada as
atividades relacionadas abaixo:
Roda de conversa e leitura.
Trabalhar as cores.
Desenhos diversos sobre o tema do projeto.
Trabalhar as formas geométricas.
Trabalhar as vogais.
Trabalhar as consoantes B, C e D.
Noções de quantidade e numerais.
Atividades lúdicas com brinquedos
pedagógicos.
Atividades musicais envolvendo o
movimento corporal.
Caixa das sensações.
Pinturas com diferentes recursos.
Confeccionar painel relacionado ao tema
do projeto.
Confeccionar
lembrancinha para ser entregue no final do projeto.
Saída: bonecas, carrinhos, brinquedos
miniaturas, histórias diversas, bolas, massinha e revistas.
DESENVOLVIMENTO:
No acolhimento usaremos revistas, jogo da
memória, massinha, quebra-cabeça, brinquedos diversos, material desestruturado
e blocos pedagógicos, para que brinquem, se concentrem, usem a imaginação e se
interagem.
Após o acolhimento:
Em
nossa roda conversaremos sobre a água e hábitos de higiene, iremos levar alguns
materiais imprescindíveis para uma boa higiene, mostrar um por um para as
crianças, instigando-as a nomeá-los e a relatarem experiências relacionadas aos
mesmos. Para maior interesse das crianças na conversa iremos criar um ambiente
lúdico e atrativo. Durante a conversa vamos enfatizar a importância do consumo
consciente da água, de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas,
lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes,
entre outras.
Em roda de leitura contarei histórias tais como: O corpo humano, Vamos
escovar os dentes? Gotinha plim plim,
entre outros do gosto da criança.
Sentaremos em circulo e
vamos cantar as seguintes músicas: O sapo não lava o pé, cabeça ombro joelho e
pé, meu pé meu querido pé entre outras.
Em sala trabalharei as cores
com atividades de pinturas sobre o tema do projeto e atividades lúdicas tais
como: separar monta-monta, elefantinho colorido, dado das cores e brincadeiras
com bexigas.
As crianças farão desenhos relacionados
ao projeto, utilizando lápis de cor e giz de cera na folha de sulfite, giz de
lousa no corredor e tinta guache na parede de pintura.
Trabalharemos em sala as
formas geométricas através dos blocos de madeira, amarelinha e jogo com o dado.
Apresentarei para as
crianças as consoantes B, C e D, através de imagens, letras moveis, massinha, desenhos
no chão e lousa.
Iremos fazer contagem oral
através de tais atividades: contar quantas crianças tem na sala, contar
bolinhas, pular corda, amarelinha e cantando as músicas: Dez Indiozinhos, Viva
Mariana, A galinha do vizinho e os patinhos.
No parque, solário ou em
sala vamos trabalhar o reconhecimento do próprio corpo e ritmos corporais com
tais atividades: Pular, relaxamento, ginástica, dança, caminhar sobre uma linha
traçada no chão, exercícios faciais e tapete da lateralidade.
Confeccionaremos um cartaz sobre a conscientização da água e um chuveiro,
onde as crianças serão convidadas a
brincar de tomar banho (um pedaço de papel amassado e pintado será o sabonete,
uma folha de papel dobrada será a esponja, uma folha de papel aberta será a
toalha, a cola colorida será o xampu e um quadrado feito com fita adesiva no
chão será a banheira):
Vamos fazer de conta que este é o sabonete. Vamos entrar no chuveiro e tomar um gostoso banho? Vamos lavar o rosto, lavar as mãos, as orelhas. Vamos pegar a esponja e lavar os pés, os joelhos, os dedinhos dos pés, o cotovelo, a barriga, o bumbum. Agora vamos pegar o xampu e lavar o cabelo. Pronto, agora que já terminamos vamos desligar o chuveiro e usar a toalha para nos secarmos, para finalizar será confeccionado lembrancinhas com pentes.
Vamos fazer de conta que este é o sabonete. Vamos entrar no chuveiro e tomar um gostoso banho? Vamos lavar o rosto, lavar as mãos, as orelhas. Vamos pegar a esponja e lavar os pés, os joelhos, os dedinhos dos pés, o cotovelo, a barriga, o bumbum. Agora vamos pegar o xampu e lavar o cabelo. Pronto, agora que já terminamos vamos desligar o chuveiro e usar a toalha para nos secarmos, para finalizar será confeccionado lembrancinhas com pentes.
Na saída iremos utilizar potes diversos, pequeno construtor, histórias
diversas, músicas, brinquedo de encaixe, massinha, miniaturas, bonecas e carrinhos.
RECURSOS
NECESSÁRIOS:
- Brinquedos
e blocos pedagógicos diversos.
- Tinta
guache.
- Giz
de cera e de lousa.
- Papeis
diversos.
- Cartolinas.
- Pincel.
- Letras
moveis.
- Bexigas.
- Radio.
- Livros
e revistas.
-
Massinha.
-
Cola branca.
-
Papelão.
-
Durex e fita crepe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita diariamente através de registros,
participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no
processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais
dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda
evolução da criança, desempenho e desenvolvimento durante as atividades
propostas pela professora.
A avaliação do projeto será feita
através das seguintes observações: demostrou interesse pela atividade, atendeu
os comandos dados pela professora, teve autonomia para realizar as atividades e
interagiu com os amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!