CEI
JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Leitura
(Anual)
|
Projeto Orientado pela Coordenadora Sônia Regina
Minguini Ferreira
2019
JUSTIFICATIVA:
As
crianças utilizam muitos gestos para se comunicar além da fala. Cantam,
desenham traços, folheiam livros e revistas, reconhecendo muitas figuras. A
linguagem é ao mesmo tempo conteúdo e estratégia. Como a linguagem verbal é a
que mais se usa no convívio social, apropriar-se dela é ter acesso à linguagem
de referência de toda a aprendizagem, é desenvolver a aptidão e o prazer em
comunicar, é ser capaz de construir um sentido para o que se lê e para o que se
escuta, é ser capaz de produzir um sentido para o que se fala. Desde o início
da aprendizagem/ escolarização, falar, escutar, ler e escrever são as
atividades básicas para toda a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento.
A
Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante
durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização e a
pré-escola. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da
sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas
e vai compreendendo o mundo em que está inserida. Foucambert afirma que:
A escola é um momento da
formação do leitor. Pois, antes do ensino formal, a criança pode ter contato
com a leitura na forma descompromissada, ou seja, manuseando livros e textos, o
que pode ser aplicada a criança com a inserção de figuras. Foucambert (1994,
p.17)
A
imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que
a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da
sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as
crianças que não leem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura,
elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil
influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade.
Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai
compreendendo o mundo em que está inserida.
OBJETIVO GERAL:
Expressar
desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura
infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o
gosto pelos livros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver
a autoestima;
Ampliar
as possibilidades expressivas do corpo;
Envolver-se
em várias situações de comunicação;
Fazer
escolhas de livros para leitura e apreciação;
Recontar
histórias e fatos em sequência;
Apreciar
a leitura de textos apresentados pelas professoras;
Conhecer
diferentes gêneros literários orais e escritos;
Manusear
diferentes tipos de livros.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Comunicação
e expressão (oral, corporal e escrita);
Comunicação
de desejos e sentimentos;
Manifestações
culturais;
Ritmos
e gêneros musicais;
Repertório
de canções;
Comunicação
e gêneros textuais;
Conto
e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros;
Expressividade;
Confecção
de um mascote literário da turma;
Dramatizações
das professoras e crianças;
Contação
de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
Contação
de histórias em ambientes diferentes.
Criar
livros de histórias com as crianças.
Leitura
de imagens;
Contação
de história através de objetos diversos.
Varal
de livros.
DESENVOLVIMENTO:
Iremos
colocar diversos tipos de ritmos e gêneros musicais para as crianças dançarem e
cantarem livremente.
Faremos
diversas artes visuais ao longo do ano trabalhando as inúmeras manifestações
culturais.
Entregaremos
diversos tipos de livros e gêneros textuais para os bebês e crianças
explorarem.
Será
confeccionado um mascote literário, que irá para casa juntamente com livros de
histórias, específicos para sua faixa etária. Os pais contarão histórias para
seu filho e farão um relatório de como foi a reação da criança, devolvendo esse
relatório para as professoras. Isto irá acontecer no segundo semestre do ano.
Faremos
contação de histórias com livros, fantoches, dedoches e máscaras.
Momento
diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau
da chuva, música.
Confeccionaremos
um livro com as crianças carimbando as mãos e colando diversos materiais.
Dia
da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os
colegas.
Entregarei
para os bebês e crianças diversos tipos de livros para o manuseio.
Colocaremos
um varal com diversos tipos de livros pendurados e pediremos para que escolham
qual iremos ler em sala.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de acordo com a faixa etária
de cada turma e será feita pela professora através de
registros e fotos, levando em consideração a participação, interesses e
dificuldades de cada criança e intermediando no processo de aprendizagem,
quando necessário, onde eles apresentarem dificuldades. No decorrer de todo o
processo, será observado toda evolução do aluno, desempenho e desenvolvimento
durante as atividades propostas pela professora, através das seguintes
considerações:
Identifica
imagens;
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
Memoriza
canções, reproduzindo parte delas;
Manuseia
livros, folheando-os;
Explora
sons, texturas e imagens dos livros;
Demonstra
espontaneidade em movimentar seu corpo;
Expressa-se
corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!