Apoiando se com base as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), serão trabalhadas, as
formações pessoais e sociais, visando os processos de construção da identidade e a autonomia da criança,
dando-se especial atenção ao Brincar e
imaginar, e para o conhecimento do mundo o trabalho visará a construção das
diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os
objetos de conhecimento: Linguagem
Corporal, Linguagem Musical, Linguagem
artística, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e conhecimento
matemático.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Saber o que é estável e o
que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e
potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da
identidade e para a conquista da autonomia. A capacidade das crianças de terem
confiança em si própria e o fato de sentirem-se aceita, ouvidas, cuidadas e
amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de
desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades
favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial para que as crianças se
sintam confiantes e felizes. Todo este desenvolvimento está relacionado ao
processo de socialização, que é base do trabalho efetuado no CEI.
A metodologia utilizada é
elaborada levando em consideração a vivência do aluno.
O CEI
estimula a interação Interação criança/adulto, Interação criança/criança, Interação
adulto/adulto e Interação Unidade Educacional/comunidade, e tem como objetivo:
a) Desenvolver uma linguagem positiva de
si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas
capacidades e percepção de suas limitações;
b) Descobrir e conhecer progressivamente
seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e
valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem- estar;
c) Estabelecer vínculos afetivos e de
troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando
gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
d) Estabelecer e ampliar cada vez mais as
relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de
vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração;
e) Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;
f) Brincar, expressando emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
g) Utilizar
as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos,
necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados;
h) Conhecer algumas manifestações
culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a
ela e valorizando a diversidade.
Interação criança/adulto
A criança
interage com os adultos/funcionários;
Interação criança/criança
A criança
interage com as outras crianças/coleguinhas;
Interação adulto/adulto
Os
adultos/funcionários se interagem;
Interação Unidade Educacional/comunidade
A creche
interage com a comunidade/pais.
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