PROJETO CURRICULAR
O CIRCO
JUSTIFICATIVA
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem. Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
OBJETIVOS
- Desenvolver o gosto pela arte, história, música e poesia.
- Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense
- Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Estimular a socialização e integração.
CONTEÚDOS
- As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
- Apresentar e estimular brincadeira de circo;
- Desenvolver motricidade fina por meio de trabalhos manuais;
- Apresentar animais que trabalham no circo;
- Ouvir e gesticular com músicas circenses;
- Jogar bola na boca do palhaço;
- Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
- Confeccionar o chapéu do palhaço;
- Confecção da gravata do palhaço;
- Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO
Linguagem Musical: Desenvolver a expressão através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque, desenvolver a audição e a percepção através da música.
Video: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados ao tema e a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: estimulação da fala, sons e balbucios, narrações de histórias sobre circo, manuseio de livros e revistas.
Linguagem corporal: arrastar-se, engatinhar-se, brinquedos para estimulação, fantoches, bolinha de sabão e brincadeiras com bolas.
Natureza e Sociedade: Mostrar a diferença dos animais que vive no circo, Imitar animais circenses.
Linguagem artística: expressividade no espelho, faz de conta, manuseio de bexigas, pintura com diversos tipos de materiais, pintura no rosto e touca de palhaço.
MATERIAS NECESSÁRIOS
- DVD XUXA “ O Circo”
- DVD Dumbo
- DVD Patati e Patatá
- DVD Teleco e Teco
- Espelho grande
- Papel cartão
- Papel Camurça: preto, vermelho, amarelo e laranja
- Papel crepom de diversas cores
- Tinta Guache
- Pincéis
- Bolhas de sabão
- Sulfites
- Bolas coloridas
- Cartolina
- EVAs Coloridos
- Refil de cola quente
- Fita crepe
- Lãs coloridas
- Palitos de sorvetes
- Bexigas coloridas
- Bomba para encher bexigas
- Fantoches
- Livros de histórias
- Sucatas
Parte da minha vida!!
ResponderExcluir"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".
ótimo projeto!!!!me ajudou muito.
ResponderExcluirQue bom!
Excluir