CEI José Maria
PROJETO CURRICULAR
Mini Grupo II – A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Sônia Regina Minguini Ferreira
Junho 2017
1. JUSTIFICATIVA:
Para justificar o porquê do Projeto Folclore
primeiramente é importante saber que a palavra Folclore vem do inglês: folk
quer dizer povo e lore, saber. Sendo assim, significa “ciência ou sabedoria do
povo”. Portanto este projeto está diretamente ligado à educação, devido ter uma
mistura de raças em todos os estágios escolares. O folclore é tudo aquilo que o
povo, sabe, inventa, aprende e ensina, estando muito mais perto de nossas vidas
do que podemos imaginar.
Desde a educação infantil é preciso trabalhar a
cultura dos povos para que essa possa se manter viva. E com este projeto será possível
resgatar a cultura de cada povo, seus valores e garantir as tradições às
futuras gerações.
2. OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar brincadeiras folclóricas desenvolvendo
o imaginário infantil, estimulando o prazer pela cultura popular, valorizando o
folclore brasileiro e as tradições de cada cultura.
3. CONTEÚDO:
§
Valorizar o folclore brasileiro;
§
Desenvolver a coordenação motora
e o equilíbrio através da dança;
§
Utilizar métodos, técnicas e
estratégias adequadas aos alunos, levando em consideração a faixa de idade
adequada de 3 a
4 anos;
§
Cantar músicas diversas
envolvendo o tema;
§
Participar de brincadeiras
cantadas como “São João”; “Atirei o pau no gato”; “Maria Chiquinha”;
respeitando as regras da brincadeira;
§
Contar história e lendas;
§
Imitar gestos conforme a música e
dançar espontaneamente;
§
Atividades que estimule a memória
auditiva e visual como: ruído, sons, quebra cabeça e jogo da memória;
§
Realizar ensaios para a festa
junina;
§
Promover brincadeiras e musicas
de rodas;
§
Lendas e brincadeiras que faziam
parte da infância dos pais;
§
Ensinar a brincar de pular corda
e amarelinha;
§
Dançar diversas músicas de
diferentes culturas para explorar e melhorar o movimento corporal;
§
Atividades que proporcionem
diversão com o tema folclore.
4. DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
§ Revisar a consoante B;
-Com
diversas letras em EVA embaralhadas, pedirei que localizem a consoante B.
§ Apresentar e
realizar atividades das consoantes C, D e E;
-Através
de cartazes, desenhos no chão e atividades em folha.
§ Reconhecendo o
nome;
- Estimular o reconhecimento de seu
nome sendo que já conhecem a inicial.
Linguagem Musical:
§ Ouvir e cantar
músicas de diferentes culturas;
-Verificar junto às outras profissionais e
familiares se podem contribuir com músicas diferentes.
§ Ouvir a música da
festa junina;
-Ouvir
para assimilar a música e os passos para a festa junina.
§ Cantigas diversas;
-Ouvir,
cantar e dançar varias músicas para ampliar o gosto musical.
Linguagem Verbal:
§
Roda de conversa sobre
algumas lendas e brincadeiras de época;
§ Leituras de histórias, contos e lendas
narradas pela professora, DVD e CD;
§ Sentar em roda em
um dos ambientes da CEI para ouvir a história;
§ Recontar as lendas folclóricas
conhecidas aproximando-se das características da história original no que se
refere à descrição de personagens;
§ Trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas,
quadrinhas e canções.
·
Linguagem Corporal:
§ Brincadeiras
que envolvam lateralidade;
-pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé,
depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro; andar sobre
espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro;
§ Deitar no chão
(utilizando colchonetes ou tatame);
-Ouvir música suave para que possam relaxar;
§ Brincadeiras de
roda;
-Fazer
uma roda para brincar de lencinho branco, passa anel, escravos de jô;
§ Brincadeiras comuns
da infância de seus pais;
-Em
diferentes espaços da CEI aplicar brincadeiras como boca de forno, esconde-esconde,
pular corda, estátua, cabo de guerra, amarelinha.
Linguagem
artística:
§ Massa de modelar;
-Deixar que façam formas livres respeitando
sua criatividade;
§ Confecção de
brinquedos;
-Usando
sucatas confeccionar boneca de pano, bonecas de papel com roupas, telefone sem
fio, batata quente, pé na lata;
§ Dobraduras e quebra
cabeças;
-Personagens
do folclore;
Natureza e
Sociedade:
§ Socialização;
-Através
dos brinquedos de casa estar sempre buscando a socialização;
§ Pratos típicos;
-Solicitar
receita de pratos típicos de sua região para os pais;
§ Mostrar a existência de regras sociais de
convivência;
· -trabalhar as regras do dia a dia;
§ Atividades que envolvam histórias, brincadeiras,
jogos e canções que digam respeito às tradições do folclore brasileiro;
-Como o
ensaio da festa junina, brincadeiras de rodas ciranda cirandinha; caça ao
tesouro, que apresenta desafios relacionados à representação gráfica
do espaço.
Matemática:
§
Revisão dos numerais de 1 a
6.
-Através do dado, jogar e dizer qual é o número.
§ Apresentar os
numerais 7 e 8;
-Atividades envolvendo quantidade com
objetos como tampinhas e palitos, e atividades em folhas.
§ Contagem oral;
-
Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes
formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois
feijão com arroz;”.
§ Forma
Geométrica e cores;
-Atividades envolvendo objetos
de todos os espaços da CEI revisando as cores e formas geométricas.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS:
• E V A coloridos,
• Fita adesiva, Dupla face e crepe,
• Cola quente,
·
Papel camurça,
Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·
Tinta guache,
·
Cola colorida,
·
Cola branca,
·
Tesoura,
·
Pincel,
·
Palito de sorvete,
·
Sucatas,
·
Aparelho de som e DVD,
·
Livros de
historinhas,
·
Fantoches,
·
CD e DVD,
·
Bomba para encher
bexigas,
·
Massa de modelar,
·
Brinquedos,
·
Quebra cabeça,
·
Jogo de memória,
·
Giz de cera, lápis
colorido e canetões.
6. AVALIAÇÃO:
Serão feitos registros coletivos e individuais das
crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do projeto
e de sua rotina no CEI, a avaliação será continua e feita através da observação
diária das crianças nas atividades propostas durante todo o período do projeto,
respeitando o tempo de cada criança, focalizando aspectos positivos do projeto.
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas
atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de
acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação
educativa.