No mês de março, trabalhamos com os pequenos o projeto alimentação saudavel, estimulando nossos pequenos a se alimentar corretamente.
Teatro de fantoche e sombra;
PROJETO
CURRICULAR
Alimentação
Saudável
Mini
Grupo II A – B
Professoras:
Kátia
Velentina
Sônia Regina Minguini Ferreira
- JUSTIFICATIVA:
O
propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às
crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de
uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente
saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras,
legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento
possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e
físico. Alguns alimentos têm em suas características funções
específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo.
Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos
comprometemos a nossa saúde.
A
escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde
e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e
estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Então,
ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso
mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os
benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma
diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste
projeto.
- OBJETIVO:
- - Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
- - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
- Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
- - Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
- - Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- - Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- - Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- - Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
- - Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
- CONTEÚDO:
- As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
- Leitura de livros à alimentação;
- Músicas, danças e filmes;
- Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
- Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
- Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
- Modelagem de alimentos (massinha);
- Colagem de grãos;
- Desenhos livres e dirigidos;
- Leitura Diária do cardápio;
- Utilização correta dos talheres;
- Brinquedos pedagógicos;
- Rodas de conversa;
- Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
- Brinquedos de sucata;
- Lembrancinhas;
- Recorte e colagem.
- DESENVOLVIMENTO:
Linguagem
Escrita:
- Envolver o tema trabalhando o nome;
- Envolver o tema trabalhando o nome;
-
Revisar as vogais.
Linguagem
Musical:
-Desenvolver
a expressão corporal através de músicas e danças;
-
Desenvolver o habito de ouvir através da música.
Linguagem
Verbal:
-Roda
de conversa sobre os diferentes tipos de alimentos;
-
Leituras de
histórias, contos e lendas narradas pela professora ou DVD dentro
do projeto alimentação saudável.
Linguagem
Corporal:
-
Relaxamento;
-Ginástica;
-Dança.
Linguagem
artística:
-
Massa de modelar
-
Confecção de cartazes e painel;
-
Dobraduras;
-Lembrancinhas;
-
Colorir.
Natureza
e Sociedade:
-Cuidar
de nossa Alimentação;
-Hábitos
de alimentação;
-Plantar
hortaliças, frutas...;
-
Comportamento no momento da alimentação;
Matemática:
-Contagem
oral;
-
Formas geométricas;
-
Cores;
-
Numerais.
- RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
- Brinquedos
- CD e DVD
- Cola quente
- Cola Tenaz,
- E V A coloridos
- Fantoches
- Fita adesiva
- Fita crepe
- Guache
- Massa de modelar
- Músicas
- Palito de sorvete,
- Papéis diversos
- Quebra cabeça
- Rádio
- Revistas
- Sucatas
- Tesoura
- TV
- Cópias (Xerox)
- Pincel atômico
- Pincel
- Gliter
- AVALIAÇÃO:
A
avaliação será constante e de forma coletiva observando o
interesse, a organização e a participação do grupo. Porém, a
melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança
colocar em prática tudo que aprendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!