As aulas em 2014 começaram em 05/02/2014, onde recepcionamos nossos pequenos com muito amor e dedicação.Para melhor atente-los planejamos a adaptação, para mais um ano de aprendizado.
PROJETO
CURRICULAR
ADAPTAÇÃO
ESCOLAR
BERÇÁRIO
2ª A e B
PROFESSORAS:
MARCIA AP, VANESSA DE FARIA CONTATO.
Justificativa:
O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.
O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.
Objetivo:
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
Conteúdos:
-
Musicas cantadas;
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:
Desenvolvimento:
Linguagem
musical: cantar e escutar diversas músicas infantis para
entretê-los.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.
Recursos:
-
Brinquedos;
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.
Avaliação
Será
realizado continua e sistemática durante todo desenvolvimento do
projeto, através de observações e acompanhamento das atividades
propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada
criança. Será feito uma avaliação de uma turma com base com
registros feitos ao longo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!