CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Família
Mini Grupo I A- B
Projeto orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Flávia
Galindo
Sônia Regina Minguini Ferreira
Maio de 2018
1. JUSTIFICATIVA:
Este projeto é fundamental para a convivência
diária da criança no âmbito escolar, conhecendo sua história de vida e família
será mais fácil compreender o seu comportamento e podendo assim colaborar com
mais eficácia no seu desenvolvimento a fim de tentar identificar e superar os
desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento
no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes,
uma formação das crianças como seres cidadãos.
A escola e a família devem conviver em completa
sintonia em suas atitudes, já que seus propósitos caminham juntos na formação e
educação das crianças, principalmente nos dias atuais onde estamos convivendo
com diferentes tipos de famílias, pai e filho, mãe e filho, avó e neto, tia e sobrinho
entre outros, o importante é ser cuidado por
alguém este é o papel da família cuidar. Não há como negar que a família e a
escola são instituições fundamentais da sociedade, com papeis diferenciados,
porém não contraditórios e sim complementares. Através
deste projeto buscaremos a interação entre a escola e a família, de modo a retratar também as formas como
as famílias vivem e convivem.
2. OBJETIVOS:
·
Valorizar a família e as pessoas que moram
conosco;
·
Dramatizar as famílias através de brincadeira de
casinha;
·
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
·
Identificar suas preferências pessoais;
·
Desenvolver a autoestima e o valor à família;
·
Trabalhar as diferenças;
·
Identificar os membros de sua família e o papel de
cada um;
·
Aumentar ou estreitar o vínculo Família e
instituição de Educação Infantil.
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Regras de Convivência;
·
Promover eventos entre as famílias e a escola para
que os vínculos se fortaleçam;
·
Valorizar a família e as pessoas que moram conosco.
3.
CONTEÚDO:
·
Acolhimento;
- Bolinha de sabão, Brinquedos
diversos, Folhear livros, Cantar com amigos,
Monta-monta, Ouvir a música e dançar e
peças de encaixe;
·
Formas geométricas;
·
Brincar com os nomes e conhecer memorizando a inicial de seu nome;
·
Cores;
·
Noção de espaço – dentro/fora e quantidade;
·
Eu e minha família:
·
Números de membros na família;
·
Nome e sobrenome;
·
Vínculos afetivos;
·
Roda de conversa: O nome de cada um, as características, as diferenças
entre as pessoas, os valores humanos, como é minha família, entre outros;
·
Contação de histórias relativas ao projeto;
·
Dinâmica do toque;
·
Como é a minha casa? Quantas pessoas vivem nela?
·
Musicalização com músicas referentes ao
projeto;
·
Confecção da menina e do menino gigante;
·
Confecção da família de caixa de leite;
·
Painel com nome das crianças;
- Painel de foto representativa
(família);
·
Confecção do livro da família
·
Saída;
- Brinquedos diversos, folhear livros, monta-monta,
bolinha de sabão e leitura de livros.
4.
DESENVOLVIMENTO:
Roda
de conversa, a nossa conversa será para
verificar qual conhecimento prévio do assunto eles trazem e entendem, a partir
daí, tentar resgatar tudo sobre sua família, com quem vivem quem cuida da
criança.
Em
sala de aula sentaremos para fazermos leitura de histórias como que resgatem
tipos de famílias.
Durante
todo o projeto faremos várias brincadeiras incentivando a memoria e o
aprendizado.
Painel
com colagem de gravuras sobre os membros da família, recortar de
revistas gravuras que representem famílias e juntos montaremos um painel de
fotos de famílias, sentaremos em roda e cada um pegará uma gravura para colocar no cartaz.
Apresentar
as cores sempre de forma lúdica como fazer caminhos no chão para que a criança
siga a cor que está afixada no chão até chegar à caixa da cor solicitada.
Utilizar um aparelho de som para que possamos
relaxar ao som de músicas infantil suave.
Por
gostar de fazer desenhos na mão estarei fazendo
inicial de seu nome e desenhos diversos, no intuito de no dia seguinte retornar
ao CEI com satisfação.
Entregar
brinquedos de encaixe para que todos brinquem juntos procurando a socialização.
Sentar
fora dos tatames para brincarem com a massinha de modelar usando a imaginação
para criarem formas livres.
Brincar
com a inicial de seu nome para que memorizem
Usarei
bexigas com a inicial de cada um, entregarei para cada um a letra inicial de
seu nome em EVA ou papel cartão.
Vínculos
afetivos; através de conversa resgatar com quem a criança tem um vinculo
afetivo em sua família.
Brincar de toque; vedar
os olhos da criança e sugerir que a mesma toque o rosto e o corpo e diga que
parte está tocando.
Confeccionar
uma menina e um menino do tamanho da criança para que coloquem suas roupas.
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Aparelho
de som,
·
Bomba
para encher bexigas,
·
Brinquedos,
·
CD e
DVD,
·
Cola branca,
·
Cola colorida,
·
Cola quente,
·
E V A coloridos
retalhos,
·
Fantoches,
·
Fita adesiva,
Dupla face e crepe,
·
Giz de cera, lápis colorido
e canetões.
·
Jogo
de memória,
·
Livros
de historinhas,
·
Massa
de modelar,
·
Palito
de sorvete,
·
Papel
camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·
Pincel,
·
Quebra
cabeça,
·
Sucatas,
·
Televisão
e DVD/ Projetor e telão
·
Tesoura,
·
Tinta guache.
6.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será processual e continua durante todos os momentos e em todos os
ambientes. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas
brincadeiras, interação com outro e troca de informações, domínio e
desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas
crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização e
participação de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!