CEI JOSÉ MARIA
Projeto curricular
Brincando e recriando
“Férias”
Berçário I A-B
Projeto orientado pela coordenadora:
Gislene Bianchi
Professoras: Alessandra Silvia de Souza
Oliveira
Lauriete Soares da Silva
Julho/2018
Justificativa:
A
elaboração do projeto brincando e recriando visa inserir o lúdico para que haja
momentos de alegria, satisfação e interação entre os bebês, estimulando o
raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando os bebês no processo de
construção de conhecimento.
Durante
o desenvolvimento do projeto, iremos promover brincadeiras, leituras,
musicalização, teatros, atividades diversificadas e diferenciadas para
desenvolver o imaginário dos nossos bebês e potencializar essas capacidades,
ampliando as possibilidades de compreenderem o que está sendo proposto.
Objetivos:
- Promover a socialização
e interação afetivas entre os bebês;
- Desenvolver a linguagem oral, corporal e
raciocínio lógico;
- Desenvolver a coordenação motora, a percepção
visual, auditiva e tátil;
- Estimular o reconhecimento da imagem e a
auto-estima;
- Desenvolver a atenção, concentração e
autonomia;
- Incentivar a vivência de valores como:
cooperação, respeito e solidariedade;
- Explorar diversos tipos de materiais.
Conteúdos:
·
Acolhimento: Brinquedos pedagógicos, Brinquedos
sonoros, Vídeo, monta tudo e cantigas diversas.
·
Confeccionar tubos das cores,
caixa das formas geométricas e avental musical.
·
Balões de luvas de látex;
·
Manusear revistas e livros infantis;
·
Vídeos: Xuxa, Pequerruchos, Galinha
Pintadinha e Patati Patatá.
·
Cócegas, músicas de ninar, cadê o
bebê e relaxamento nos colchonetes.
·
Blocos lógicos, brinquedos pedagógicos,
móbiles, piscina de bolinhas e cavalinhos.
·
Expressões e reconhecer sua imagem no espelho;
·
Confeccionar tubos das cores, caixa das formas
geométricas e avental musical.
·
Balão de luva e látex,
monta-tudo, bonecas, carrinhos, cordão com bexigas, caixas de papelão, caixa de
ovos, brinquedos pedagógicos de encaixe (Flor), bichinhos de borracha.
·
Diversas bolas, colchonetes,
ginástica, obstáculo (rampa), circuito com bambolês, gesticular e cantar
músicas variadas.
·
Música com palitoches, músicas cantadas
e Cd de cantigas de roda.
·
Saída: Bolinhas de sabão,
Musicalização, móbiles com objetos, bolas e cubo tátil.
No acolhimento, entregarei aos bebês os blocos lógicos, brinquedos
pedagógicos ou bolas para brincarem e cantarei algumas músicas infantis.
Confeccionarei: tubos de diferentes cores para que os bebês coloquem as
bolas das respectivas cores, caixa com aberturas de formas geométricas vazadas
para explorarem e um avental personalizado com a música do seu Lobato para acompanharem
gesticulando.
Farei com eles balões de luvas de látex, desenharei carinhas divertidas
e entregarei para brincarem.
Com
todos sentados, entregarei para cada bebê um brinquedo sonoro para que explorem,
revistas e livros para manusearem e depois contarei as histórias.
Assistiremos vídeos relacionados ao tema para que seja estimulado a
imaginação, concentração e a percepção visual.
Cada bebê será deitado no colchonete para sessão de massagem e cócegas
em seu corpinho.
Na hora do sono cantarei diversas músicas de
ninar, para o bebê relaxar e ter um sono tranquilo.
Colocarei um pano sobre o rosto do bebê e puxarei
“cadê o bebê”, para estimular eles a se descobrirem.
Serão colocados, os bebês deitados nos
colchonetes e conversando com eles calmamente para relaxarem, e para brincarem
serão entregues brinquedos pedagógicos, blocos lógicos e bexigas.
Chamarei a atenção dos bebês para virem brincar
nos móbiles que temos na sala de aula.
Colocarei em sala: piscina de bolinhas para se
divertirem e os cavalinhos para sentarem e balançarem.
De frente ao espelho serão estimulados a
fazerem diferentes expressões.
Entregarei: monta-tudo, boneca, carrinho,
bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos para cada bebê brincar.
Empilharei alguns colchonetes e deixarei os
bebês explorarem e farei alguns movimentos de ginástica para que eles repitam.
Colocarei: a rampa (obstáculo) na sala e
deixarei os bebês explorarem, vários bambolês no chão formando um circuito e
chamarei os bebês para caminhem ou engatinhem sobre eles, várias caixas de ovos
pelo chão e estimularei para que caminhem sobre elas.
Irei cantar e gesticular várias músicas
infantis, para que eles acompanhem meus gestos.
Com todos sentados colocarei para tocar “descobrindo
os sons” para que ouçam e identifiquem a origem dos sons, pedirei para que cada
bebê pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os gestos.
Saída: Entregarei para cada bebê diversos
brinquedos para se entreterem, assoprarei as bolinhas de sabão para eles
estourarem, cantarei diversas músicas, brincaremos com vários objetos
pendurados nos móbiles, de retirar e colocar objetos na caixa tátil.
Recursos:
- Luvas de látex;
- Livros infantis;
- Cd e DVD;
- Revistas;
- Tecido;
- Lanterna;
- Bexigas;
- Barbante;
- Bambolê;
- Caixas de ovos;
- Caixas de papelão;
- Bolas;
- EVAs coloridos;
- TNt;
- Velcro;
- Pistola de cola quente;
- Refil de cola quente;
- Diversos tipos de papéis.
Avaliação:
A avaliação será feita
diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de
cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde
os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado
em consideração, toda evolução do bebê, desempenho e desenvolvimento durante as
atividades propostas pela professora.
A avaliação do projeto será feita através das seguintes
observações:
- Demostrou interesse pela atividade;
- Atendeu os comandos dados pela professora;
- Teve autonomia para realizar as atividades;
- Interagiu com os amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!