CEI José Maria
PROJETO
CURRICULAR
Por
um mundo mais verde
Meio
Ambiente
Mini Grupo I A - B
Projeto Orientado pela Coordenadora:
Gislene Bianchi
Professoras: Flávia Galindo
Vanessa Faria Contato
Agosto 2018
1.
JUSTIFICATIVA:
A preservação do meio
ambiente é muito importante, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus
recursos naturais estejam disponíveis para a nossa sobrevivência.
A conscientização quanto
a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças
entenderem a importância da natureza, preservando o meio ambiente através da
reciclagem, podemos tirar do meio ambiente produtos que levariam em média 100
anos para desintegrar.
Durante o decorrer do
projeto será trabalhada a reciclagem e a preservação do meio ambiente,
sensibilizando as crianças e os pais, identificando as situações que causam
danos a ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e
outros estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a
problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.
2. OBJETIVOS:
- Conhecer sobre o
processo de seleção e reciclagem do lixo.
- Trabalhar o
respeito com a natureza.
- Resgatar junto
com as crianças a importância de vivermos e convivermos em um ambiente
limpo.
- Estimular a
criatividade e a imaginação.
- Incentivar a prática
de atitudes conscientes quanto a limpeza do Cei, fazendo assim com que os
alunos levem essas informações para dentro de casa.
- Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus
conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
- Promover a socialização e o respeito mútuo
entre as crianças.
3.
CONTEÚDO:
·
Acolhimento;
- Bolinha de sabão, Brinquedos
diversos, Folhear livros, Cantar com
amigos,
Monta-monta, Ouvir a música e dançar e
peças de encaixe;
- Fazer um mural com as lixeiras, explicar as
cores;
- Confeccionar brinquedos e jogos com materiais
recicláveis como: encontre a tampinha, boliche, jogo das argolas e telefone
de lata;
- Confeccionar painéis referentes ao tema;
- Montar uma horta com material reciclável;
- Roda de conversa sobre a preservação do meio
ambiente;
- Mostrar fotos coloridas, para observarem a
natureza preservada e natureza poluída;
- Ouvir e cantar música sobre o tema;
- Interpretação oral através de imagens, sobre o
tema desmatamento e queimadas.
- Pinturas, dobraduras e colagens sobre o tema;
- Trabalhar a importância da água para os seres
vivos e a importância de cuida-las
- Leitura de histórias, contos e lendas com o
auxílio de fantoches e livros;
- Montar a história da Natureza;
- Brincadeira Vamos passear na floresta?!
- Modelagem (massinha);
- Boneco de alpiste;
- Brinquedos pedagógicos;
- Noção de espaço – grande/pequeno;
- Saída;
- Brinquedos diversos, folhear livros,
monta-monta, bolinha de sabão,
brinquedos diversos e leitura de livros.
4.
DESENVOLVIMENTO:
Farei
desenhos de cinco lixeiras e pedirei a eles que pintem uma de cada cor,
representando as cores básicas dos lixos correspondentes: Verde: vidro,
Amarelo: metal, Azul: papel, Vermelho: plástico, Marrom: orgânico, em seguida
explicarei a eles o que cada cor corresponde e o que devemos jogar em cada
lixeira. Separarei diversos tipos de lixos e auxiliarei a colarem os lixos em
suas respectivas lixeiras.
Com matérias recicláveis faremos diversos
brinquedos e jogos como: jogo de memorização com potinhos de Danone e tampinha
de garrafa, pedirei para que cada criança decore seu potinho de Danone e em
seguida mostrarei a eles como fazer a brincadeira, esconderei a tampinha
embaixo de um potinho e trocarei os potinhos de lugar e aquele que acertar,
dará início a brincadeira. Boliche com garrafa pet, pedirei para que decorem as
garrafas e faremos uma bolinha com papel amassado, orientarei as crianças para
que joguem a bola em direção as garrafas e auxiliarei a contarem quantas
garrafas conseguiram derrubar, com as mesmas garrafas faremos o jogo da argola
e construiremos as argolas dobrando o papel cartão, fazendo o formato de um
círculo. Telefone de lata, pedirei para que pintem e decorem a lata com
diversos tipos de papéis e montarei junto com eles o telefone e auxiliarei a brincarem.
Confeccionaremos um pequeno painel, vamos
cuidar do nosso planeta, as crianças vão pintar o planeta. Faremos um painel
sobre o meio ambiente com material reciclável. Confeccionaremos um painel sobre
a água, embaixo de um desenho de uma torneira, eles irão carimbar as mãos
formando as gotas que saem da torneira, em seguida conversarei sobre a
importância da água e como devemos economizar.
Com uma garrafa pet, pedirei para que
decorem a garrafa com retalhos de e.v.a e papéis coloridos e que coloquem um
pouco de terra para plantarmos o girassol, auxiliarei as crianças a colocarem a
semente e a cobrirem com a terra.
Farei com as crianças uma roda de conversa e
conversarei com eles sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente.
Mostrarei a eles imagens da natureza
preservada e da natureza poluída e conversarei com eles sobre as imagens,
perguntarei para eles quais as diferenças entre as duas imagens.
Ouviremos as músicas Planeta azul de
Chitãozinho e Xororó e Planeta Eva de Ivete Sangalo e pedirei para que prestem
atenção na música e em seguida farei uma roda de conversa falando sobre as
músicas que ouvimos.
Farei uma roda de conversa falando sobre o
desmatamento e queimadas, mostrarei a eles as imagens para que possam entender
melhor.
Pintaremos alguns desenhos sobre os animais
que estão em extinção e faremos dobraduras de alguns deles.
Montaremos um história da Natureza, com
papéis, sementes, dobraduras e usaremos tinta guache.
Com o uso de um aparelho de som , faremos uma
roda e colocaremos a brincadeira Vamos passar na floresta, para escutarem e
conforme o que for falando no áudio, faremos os movimentos.
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Aparelho
de som;
·
Brinquedos
pedagógicos;
·
Pendrive;
·
Cola branca;
·
Algodão;
·
Sementes;
·
Materiais
recicláveis;
·
Tinta guache;
·
Cola colorida;
•
Cola quente;
•
E V A coloridos
retalhos;
·
Fantoches;
·
Cartolina;
·
Folha
sulfite;
•
Fita adesiva,
Dupla face e crepe;
·
Giz de cera, lápis colorido
e canetões;
·
Jogo
de memória;
·
Livros
de historinhas;
·
Massa
de modelar;
·
Pincel;
·
Barbante;
·
Feijão;
·
Palito
de sorvete;
·
Papel
camurça, Dobradura, e crepom;
6.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será processual e continua durante todos os momentos e em todos os
ambientes. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas
brincadeiras, interação com o outro e troca de informações, domínio e
desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, se conhecem e reconhecem, se
compreendem o conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!