CEI
JOSÉ MARIA
Projeto
curricular
Quem
cuida de mim!
(Família)
Mini Grupo II A e B
Projeto Orientado pela Coordenadora:
Gislene Bianchi
Professora: Hellen Prudente e Aline Bonfim
Maio
/ 2018
JUSTIFICATIVA:
O
envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais
são considerados um componente importante para o desempenho ideal das
instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
Este projeto tem como finalidade trabalhar a família na Educação Infantil, é nela que temos a base para enfrentar os acontecimentos da vida. Na família aprendemos a amar, falar, respeitar e socializar. Pensando nesse pressuposto destaca-se que nem todas as famílias são iguais, algumas famílias têm só o pai ou só a mãe sendo assim vamos tratar esse assunto complexo de forma simples e diversificada.
Este projeto tem como finalidade trabalhar a família na Educação Infantil, é nela que temos a base para enfrentar os acontecimentos da vida. Na família aprendemos a amar, falar, respeitar e socializar. Pensando nesse pressuposto destaca-se que nem todas as famílias são iguais, algumas famílias têm só o pai ou só a mãe sendo assim vamos tratar esse assunto complexo de forma simples e diversificada.
OBJETIVOS:
- Conhecer e respeitar os diferentes
tipos de famílias;
- Dramatizar as famílias através de brincadeira de
casinha e teatro com fantoche;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua
pessoa;
- Salientar que as pessoas têm nome e
sobrenomes;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes
períodos históricos;
- Despertar a curiosidade em conhecer a
família de cada um;
CONTEÚDOS:
-
Acolhimento: revistas, jogo da memória, massinha, quebra-cabeça, brinquedos
diversos, blocos.
-
Roda de conversa.
-
Trabalhar as cores.
-
Desenhos diversos.
-
Confeccionar um painel sobre a família.
-
Roda de leitura.
-
Músicas cantadas.
-
Jogos e brincadeiras tais como: massinha, brinquedos de encaixe, quebra-cabeça.
-
Trabalhar as formas geométricas.
-
Trabalhar as vogais.
-
Noções de quantidade.
-
Saída: bonecas, carrinhos, brinquedos miniaturas, historias diversas, bolas,
massinha, revistas.
DESENVOLVIMENTO:
Em nossa roda vamos conversar com as crianças
sobre as semelhanças e diferenças de cada um, se aprofundando no assunto
eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe um modelo de
família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e
comportamentos dos diversos tipos de família.
Em sala trabalharei as cores com atividades
lúdicas: separar monta-monta, dado das cores e brincadeiras com bexigas.
Trabalharei as formas geométricas através do
jogo com o dado.
Mostrarei as crianças diferentes desenhos
relacionados ao tema do projeto.
As crianças farão desenho livre relacionado
ao projeto.
Confeccionarei com as crianças um painel de
fotos da sua família e outro com diferentes tipos de famílias.
Em nossa roda de leitura contarei diversas
histórias: O livro da família, Todos somos iguais, A família do abacaxi, O
filho do grufalo, Chapeuzinho amarelo e Prosa e poesias.
Cantarei com as crianças cantigas e musicas
sobre a família: Gente tem sobrenome, essa família é muito unida, entre outras.
As crianças receberam massinha de modelar
para criar sua família.
Darei as crianças brinquedos de encaixe para
que brinquem juntos.
Em pequenos grupos darei as crianças um
quebra-cabeça, para que um ajude o outro a montá-lo.
Na sala de vídeo iremos assistir desenhos
tais como: Peppa, Lunna, Família flisquiston,
RECURSOS
NECESSÁRIOS:
·
Brinquedos.
·
Massa de modelar.
·
Músicas.
·
Revistas.
·
Cola.
·
Tesouras.
·
Cartolinas.
·
Desenhos diversos.
·
Brinquedos pedagógicos.
·
DVD.
·
Rádio.
·
Fita adesiva.
·
Livros.
·
Tinta guache.
AVALIAÇÃO:
Na Educação Infantil, nós educadores estamos acostumados a
registrar em todas as atividades como as crianças reagiram, se adquiriram novas
competências, entre outras observações serão comtemplados na
avaliação das crianças:
-
Identificam imagens.
- Se
falam sobre as imagens que vê.
-
Brinca e reconhece cores.
-
Relata fatos e experiências.
-
Interagem uns com os outros.
-
Cantam e realizam movimentos.
-
Reconhecem diferentes tipos de transporte.
- Se
ouve interação e entusiasmo.
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