PROJETO CURRICULAR
ESTAÇÕES DO ANO
JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciando as quatro estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza. Quando a criança percebe e entende a natureza ao seu redor, ela se torna capaz de lidar com as mudanças da natureza, aprende a cooperar e conviver, compreende que a chuva não é um castigo para não sair de casa, assim como os apavorantes trovões não representam uma reprimenda, que o sol tem que ser aproveitado com cuidados no verão, o outono é a estação das frutas e a primavera a estação das flores.
Perceber as mudanças naturais nos faz compreender melhor as pessoas, a sequência do tempo e, consequentemente, nos prepara para a vida.
OBJETIVOS:
- Roda de conversas para desenvolver o conhecimento da criança podendo diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima, observando o que os fenômenos da natureza podem causar.
- -Aprender sobre as características de cada estação.
- - Perceber quantos trabalhos é possível fazer referente a natureza.
- - Criar o habito de cuidar das plantas e da natureza.
- - Observar a onde vive como fica diferente dependendo de cada estação.
- - Fazer leituras de livros referente as estações do ano.
- - Expressar-se através de desenhos, figuras e pinturas.
- - Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
- - Desenvolver a expressão oral e corporal, por meio de músicas, danças e brincadeiras.
- - Desenvolver valores e atitudes de respeito a natureza, para manter as estações do ano e o equilíbrio do planeta.CONTEÚDO:
- As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
- Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
- Músicas e filmes das diferentes estações do ano;
- Confeccionar cartazes e painel;
- Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
- Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
- Modelagem (massinha);
- Brinquedos pedagógicos;
- Falar sobre os alimentos mais comuns em cada estação do ano;
- Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema;
- Rodas de conversa.
- Confeccionar flores, sorvetes, guarda-chuva;
- Dobraduras, recorte e colagem;
- Descobertas de sons (chuvas, vento, trovão...).DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
-Trabalhar as diferenças das estações através de desenhos;
- Envolver o tema trabalhando a 1ª letrinha do nome e pontilhado do nome;
- Revisar e apresentar novas vogais.
- Confecção de livro – das quatro estações.
Linguagem Musical:
-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;
- Desenvolver o habito de ouvir através da música e de diversos tipos de som.
Linguagem Verbal:
-Conversa informal sobre as estações, enfatizando a importância do respeito à natureza;
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora;
Linguagem Corporal:
- Teatro de fantoche e sombra;
-Exercícios e danças.
Linguagem artística:
- Massa de modelar
- Confecção de cartazes e painel;
- Dobraduras;
- Manipular diferentes tipos de materiais como sucatas;
- Colorir, colar, rasgar.
Natureza e Sociedade:
-Identificar as estações do ano, suas diferenças;
-Alimentação sadia através das diferentes estações;
-Associar e diferenciar a importância do uso adequado do vestuário conforme as mudanças do tempo;
-Higiene.
Matemática:
-Reconhecer os números de 0 a 4;
- Noções de dentro e fora, grande e pequeno, igual e diferente.
- Explorar formas geométricas, circulo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Cores.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Brinquedos
- CD e DVD
- Câmera Digital
- Cola colorida,
- Cola quente
- Cola Tenaz,
- E V A coloridos
- Fantoches
- Fita adesiva
- Fita crepe
- Giz de cera
- Gliter colorido
- Guache
- Massa de modelar
- Músicas
- Palito de sorvete,
- Papéis diversos
- Quebra cabeça
- Rádio
- Revistas
- Sucatas
- Tesoura
- TV
- Cópias (Xerox)
- Pincel atômico
- PincelAVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser contínua, através de observações e registros diários que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, verbal, corporal, artística, matemática, natureza e sociedade. Observando se a criança absorveu o conteúdo, se consegue realmente saber a diferença entre as estações, o que mais gostou durante o projeto, em qual momento participou mais, a organização, o trabalho em equipe e individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!