CEI JOSÉ MARIA
PROJETO
CURRICULAR
Estreitando
os laços
(Adaptação
e acolhimento)
Mini
Grupo II- A
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora:
Juliana
Matos Rodrigues
Fevereiro\
2019
Justificativa:
O
período de adaptação é uma nova etapa na vida de todos nós, professores,
crianças e pais. O projeto tem como objetivo oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é
um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças,
professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver
novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções
livremente.
Segundo (Costa, 2010), para que se consiga a aprendizagem é necessário
que se institua em um ambiente onde o ajustamento afetivo seja a condição
primordial. A criança deverá sentir- se segura, acolhida e protegida por todos
envolvidos no seu processo de aprendizagem; é necessário que a família,
comunidade e escola estejam sempre presentes.
Através deste projeto pretendo criar situações nas quais as crianças se
comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e
vontades, durante rodas de conversa, músicas, dramatizações de histórias,
jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma.
Objetivos:
Explorar os ambientes do
CEI;
Ampliar o repertório musical
das crianças;
Participar de brincadeiras
populares;
Estimular
a concentração e atenção;
Socialização;
Desenvolver a linguagem oral
e corporal, percepção visual e auditiva, motricidade fina e ampla, habilidades
motoras;
Oferta do alimento, nomeando
os nomes;
Promover brincadeiras
lúdicas;
Desenvolver identidade e
autonomia;
Participar de brincadeiras
musicais;
Conteúdo:
Acolhimento: Brinquedos
diversos, pecinhas de madeira, cantigas infantis, bolinhas de sabão, manuseio
de livros e revistas.
Atividades aplicadas no
decorrer do dia:
Leitura e dramatização de
histórias
Expressões no espelho
Roda cantada
Caixa tátil
Boliche
Massinha de modelar
Quebra cabeça
Confecção do tapete das
cores primárias e secundárias
Confecção de um mural com as
fotos e nomes das crianças
Futebol de tecido
Vídeos: Aprender é divertido,
Tempo, clima e espaço, As palavras mágicas e As cores e as formas geométricas.
Lembrancinha do mês
Saída: Bambolês, pecinha de
madeira, caixa tátil, brinquedos da caixa, contação de histórias e boliche.
Desenvolvimento:
No acolhimento, cada criança
irá escolher um brinquedo da caixa, formarei pequenos grupos e entregarei as
pecinhas de madeira, sentados farei uma roda e cantarei cantigas infantis,
assoprarei e deixarei que assoprem as bolhas de sabão para estourarem,
entregarei para cada criança um livro ou uma revista para folhearem e
observarem as imagens.
Após acolhimento:
Com todos sentados em
círculo, contarei a história da Chapeuzinho vermelho, Cinderela, Pinóquio e
Rapunzel. Em seguida formarei pequenos grupos e entregarei os livros para
manusearem e observarem as imagens.
As crianças em frente ao
espelho farão caretas e mímicas ao som de diferentes músicas infantis. Além de
imitarem gestos espontaneamente com diferentes ritmos musicais.
Em sala formarei uma roda
com as crianças onde, cantaremos diversas músicas infantis. (A dona aranha, o
sapo, palhacinho de brinquedo, a canoa virou, pintinho amarelinho,
borboletinha.
Colocarei diferentes objetos
dentro da caixa tátil e cada criança deverá colocar a mão dentro da caixa
retirando o objeto que conseguir.
Colocarei os pinos de
boliches alinhados no chão e um de cada vez irá jogar uma bola para tentar
derrubar o máximo de pinos.
Entregarei massinha de
modelar para cada criança e deixarei que as crianças explorem a imaginação,
utilizando palito de sorvete ou forminhas.
Distribuirei diferentes
peças de quebra- cabeça para as crianças interagirem juntos, observar e identificar
as partes das peças.
Confeccionarei com as
crianças um tapete das cores, utilizarei as cores primárias como: azul,
vermelho e amarelo e também as cores secundárias como: verde laranja e roxo.
Através dessa brincadeira as crianças irão desenvolver a lateralidade, noção de
espaço, concentração e atenção.
Confeccionarei um mural com
as fotos das crianças, com objetivo de trabalhar as diferenças entre elas,
valorizando cada característica.
Orientarei que as crianças
fiquem de pé para segurar em cada uma das pontas do tecido aberto. No centro
colocarei uma bola com objetivo de fazer movimentos com as pontas do tecido
levando a bola a se mover, e não deixar a bola cair para fora do tecido.
Irei levar as crianças ao
parque para brincarem ao ar livre, escorregar, brincar na gangorra e também de
bola.
Levarei as crianças ao
parque superior coberto para executarem pintura no azulejo utilizando tinta
guache e pincel. Além de rabiscarem na lousa e no chão com giz de lousa.
Saída:
Entregarei um bambolê para
cada criança manusear e acompanhar os ritmos e também farei obstáculos para as
crianças pularem com um pé só. Formarei pequenos grupos e entregarei as pecinhas
de madeira, colocarei alguns objetos dentro da caixa tátil e solicitarei para
cada criança retirar os objetos e tentarem identificar, cada criança irá
escolher um brinquedo da caixa, com todos sentados realizarei leituras de
histórias como: Pinóquio, patinho feio, chapeuzinho vermelho, cinderela e
menina bonita do laço e fita. Colocarei os pinos de boliche alinhados no chão e
um de cada vez irá jogar uma bola para tentar derrubar o máximo de pinos.
Recursos necessários:
Brinquedos
Livros de historias infantis
Giz de lousa
Fantoche
CD e DVD
Palitos de sorvetes e
forminhas
Massinha de modelar
EVA
TNT
Caixas de leite
Papelão
Dupla face
Fita crepe
Fita adesiva colorida
Avaliação:
As avaliações são diárias de
acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula,
respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança. Serão feitos registros
coletivos e individuais das crianças através de fotos pelo portfólio, de acordo
com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a
execução do projeto e de sua rotina na CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!