CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Planeta
água
Berçário I A e B
Projeto Orientado pela
coordenadora: Sônia Minguini
Professoras: Aline Oliveira e
Flavia Galindo
Abril 2019
JUSTIFICATIVA: A água é um
recurso natural e importantíssimo para todos os seres vivos, partindo dessa
ideia devemos incentivar a educação ambiental e hábitos saudáveis de higiene
desde cedo, para que cresçam em um ambiente que lhes proporcionem meios para se
desenvolverem integralmente.
Segundo Brasil:
A adoção de
hábitos saudáveis não só pelos alunos, mas também por suas famílias e
comunidades pode possibilitar uma melhora da qualidade de vida aplicável ao dia
a dia (BRASIL, 2005).
É através das experiencias proporcionadas para os bebes que irão
potencializar suas capacidades tanto motoras e cognitivas, quanto social. Eles
possuem a necessidade de conhecer, mexer, sentir, explorar e escutar tudo que os
cercam, descobrindo o mundo e se desenvolvendo. Partindo dessa ideia, desenvolverei
o projeto de forma lúdica, respeitando as especificidades e tempo de cada um.
OBJETIVOS: Proporcionar experiencias com a água.
Estimular e
promover hábitos de higiene.
Explorar
diferentes objetos e materiais.
Possibilitar
o contato com diferentes texturas.
Proporcionar
e estimular a exploração dos espaços.
Promover
situações de linguagem oral.
CONTEUDO: Acolhimento: brinquedos diversos, cantigas de músicas, monta-monta,
bolha de sabão, bonecas, chocalhos e brinquedos não estruturados.
Hora do banho.
Roda
cantada.
Exploração
de brinquedos não estruturados.
Ouvir
diferentes músicas infantis.
Vídeos
infantis sobre o tema.
Confecção de
cartaz sobre o projeto.
Pote das sensações.
Água colorida
Tempo de
chuva.
Bolha de
sabão.
Apresentação
de objetos de higiene.
Conhecendo o
gelo
Brincando com
o gelo
Água quente e
água fria
Potes grandes
e potes pequenos
Saída: brinquedos diversos, cantigas de músicas, monta-monta, bolha
de sabão, bonecas, garrafas sensoriais e brinquedos não estruturados.
DESENVOLVIMENTO:
Durante o acolhimento irei propor diversas brincadeiras como:
monta-monta, bolhas de sabão, brinquedos diversos, bonecas., brinquedos não
estruturados e chocalhos sensoriais para que eles possam explora-los.
Farei uma roda musical cantando diversas músicas, como: Sabão –
Eliana, Chuveiro – Patati Patatá, Higiene corporal – Castelo rá tim bum, Bolha
de sabão – Galinha Pintadinha, Quando eu era um peixinho.
Colocarei os bebês sentados próximos uns dos outros e no meio
deles colocarei brinquedos não estruturados, como: potes de diversos tamanhos,
embalagens de shampoo, latinhas com tampa, garrafas e panelinhas.
Colocarei diversos vídeos para que os bebês assistam, Ratinho
tomando banho, Escovar os dentes, Lavar as mãos – Castelo rá tim bum, A água –
Cristina Mel, Xic, Xic, Xic, Troca roupa, Bom banho – Mundo Bita, Dança da
escovinha – Patati Patata.
Confeccionarei um cartaz com os bebês, pintando as mãos dos bebês
de azul e carimbarei na cartolina fazendo o desenho de uma gota de água, farei
um outro cartaz em que auxiliarei os bebês a colarem algodão no desenho de uma
nuvem, pintarei suas mãos de azul e abaixo da nuvem carimbarei suas mãos
formando as gotas da chuva.
Em um pote colocarei um pouco de água e colocarei os bebês ao
redor do pote, apresentarei a água e auxiliarei a colocarem a mão dentro do
pote, para sentirem.
Em duas vasilhas colocarei um pouco de água e pingarei algumas
gotas de corante alimentício, mostrarei para os bebês a mudança da cor da água
e deixarei que coloquem suas mãos na água colorida.
Colocarei água em um borrifador e apertarei dizendo para os bebês
que é a chuva.
Farei uma roda com os bebês para apresentar os objetos de higiene,
como o sabonete, cotonete, creme dental, escova de dente, escova de cabelo,
shampoo, apresentarei fazendo os movimentos do uso de cada objeto nos bebês e
em seguida deixarei que manuseiem.
Em uma bacia grande colocarei um pouco de gelo e mostrarei para os
bebês, em seguida colocarei uma pedra de gelo na mão de cada um e deixarei eles
conhecerem o gelo através do tato.
Colocarei o papel Kraft no chão, colocarei cubos de gelo colorido
e deixarei os bebês brincarem com os cubos de gelo em cima do papel.
Em duas vasilhas colocarei um pouco de água fria e um pouco de
água quente, colocarei a mão do bebê nas duas vasilhas e verei a reação de cada
um.
Durante o banho colocarei na banheira potes grandes e potes
pequenos para os bebês brincarem.
Durante a saída brincaremos com monta-monta, bolhas de sabão,
brinquedos diversos, bonecas., brinquedos não estruturados e chocalhos
sensoriais.
·
Brinquedos
·
EVA colorido
·
Fita adesiva
·
Guache
·
Papéis diversos
·
Sucatas
·
Rádio
·
Revistas
·
Tesoura
·
Cola quente
·
Cola branca
·
Músicas
·
Pincel
·
Potes diversos
·
Pistola de cola quente
A avaliação será continua, através das observações diárias e pela participação das crianças nas atividades, também utilizarei registros diários e registros fotográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!