CEI JOSÉ MARIA
PROJETO
CURRICULAR
Do
meu corpo cuido sim
“Higiene
e Sentidos”
Berçário
II- A e B
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Sônia Regina M. Ferreira
Professoras:
Daisy
de Souza Lima
Juliana
Matos Rodrigues
Novembro\2018
Justificativa:
O
projeto tem como objetivo ensinar as crianças desde cedo à importância de se
cuidar e hábitos de higiene. Através de brincadeiras lúdicas, as crianças irão
participar de colagens de embalagens de produtos de higiene, identificar e
nomear as partes do corpo, além de reconhecer e desenvolver os cinco sentidos,
tato, visão, olfato, audição e paladar.
Assim,
busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a
necessidade de lavar as mãos, escovas os dentes, haver cuidados com os cabelos
e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.
Objetivos:
Ampliar
e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
Desenvolver
a linguagem oral e corporal, percepção visual e auditiva, motricidade fina e
ampla, habilidades motoras;
Desenvolver
o hábito de cuidar de si mesmo;
Estimular
a concentração e atenção;
Identificar
partes do corpo;
Nomear
as partes do corpo;
Reconhecer
e desenvolver os cinco sentidos, tato, visão, olfato, audição e paladar;
Socialização;
Participar
de brincadeiras com o corpo e histórias cantadas;
Planejar
e executar atividades em grupo;
Músicas
que mostram como a higiene deve ser feita e demonstre cada parte do corpinho da
criança;
Trabalhar imagens de
ambientes, mostrando a diferença de um ambiente limpo e um sujo, e o que a
falta de higiene pode causar;
Desenvolver a autonomia;
vestir-se e despir-se sozinho, através do desfralde;
Conteúdo:
Acolhimento:
Bonecas
e carrinhos, roda cantada, bolinhas na caixa, piscina de bolinhas, tubo das
cores, caixa tátil, manuseio de livros e revistas.
Atividades
aplicadas no decorrer do dia:
Cantar
músicas em vários ritmos sobre higiene.
Propiciar
que as crianças se olhem no espelho e brinquem de se cuidar e se arrumar.
Leitura
de histórias.
Colagem
com embalagens de produtos de higiene.
Mural
das sensações.
Com
o tato, paladar e olfato, explorar diferentes sensações: salgado, azedo, gelado
e doce.
Brincadeiras
dirigidas: estátua, morto vivo e cabra-cega.
Pintura
no parque coberto utilizando pincel, tinta guache e desenho livre na lousa e
chão para explorarem suas garatujas.
Vídeos: Thomas e seus
amigos, Scooby Doo, Turma da Mônica e Patrulha canina.
Lembrancinha
do mês.
Saída: Leitura de histórias, bambolês, blocos lógicos,
brinquedos diversos e bolinhas de sabão.
Desenvolvimento:
No
acolhimento, cada criança irá escolher um brinquedo da caixa, sentados faremos
uma roda e cantaremos cantigas, colocarei uma caixa de papelão e entregarei
bolinhas para as crianças jogarem dentro da caixa, irei colocar uma piscina de
bolinhas dentro da sala e deixarei as crianças brincarem livremente, com todos
sentados entregarei bolinhas de cores diferentes e irei solicitar para cada
criança colocar no tubo da cor correspondente, colocarei alguns objetos dentro
da caixa tátil e solicitarei para cada criança retirar os objetos e tentarem
identificar, entregarei para cada criança um livro ou uma revista para
folhearem e observarem as imagens.
Após
o acolhimento:
Em
sala formarei uma roda com as crianças onde, cantaremos (Músicas: Patati
Patatá: Chuveiro, Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá- Tim -Bum : Lavar as mãos
e Ratinho tomando banho).
Confeccionarei
com as crianças, mural com embalagens de higiene e painel com os cinco sentidos
para as crianças assimilarem o conteúdo.
As
crianças em frente ao espelho irão brincar, entregarei um pedaço de pano para
imaginarem uma toalha e um pente para pentearem o cabelo.
Com
todos sentados em roda, contarei a história da Rapunzel, Chapeuzinho vermelho,
Maria bonita do laço de fita e o Patinho feio em grupos as crianças poderão
manusear os livros e observar as imagens.
Em
sala confeccionarei juntamente com as crianças um mural com embalagens de
produtos de higiene, e as crianças irão colar na cartolina e identificar cada
objeto e sua importância.
Confeccionarei
mural das sensações utilizando cartolina e diferentes materiais para as
crianças explorarem através do tato as texturas.
Irei
levar as crianças ao parque coberto para executarem pintura no azulejo
utilizando tinta guache e pincel, entregarei giz de lousa para rabiscarem a
lousa e o chão.
Entregarei
massa de modelar em sala ou ao ar livre, deixarei que as crianças explorem a
imaginação, utilizando palito de sorvete ou forminhas.
Em
sala formarei uma roda com as crianças e no centro colocarei diferentes
sensações para explorarem com o tato, paladar e olfato como: salgado, azedo,
gelado e doce.
No parque
superior coberto as crianças irão brincar de brincadeiras lúdicas como morto-
vivo, amarelinha e cabra – cega.
Saída:
Com todos sentados realizei leituras de histórias como: As cores, Pinóquio e Os
três porquinhos. Entregarei um bambolê para cada criança manusear e acompanhar
os ritmos e também farei obstáculos para as crianças pularem com um pé só. Formarei
pequenos grupos e distribuirei os blocos lógicos para que todos interajam
juntos e compartilhem as peças. Deixarei à disposição das crianças a caixa de
brinquedos para escolherem e brincarem livremente, assoprarei e deixarei que
assoprem as bolhinhas de sabão para estourarem.
Recursos necessários:
Aparelho
de som e DVD.
CD e
DVD.
Embalagens
de produtos de higiene.
Cartolina.
Livros
de histórias.
Brinquedos.
Bambolês.
Canetinha.
Tinta
guache.
Pincel.
Giz
de lousa.
Objetos
de uso de higiene (Pente, toalha, escova de dente)
Mural
das sensações (tampinhas de garrafa pet, caixa de ovos, algodão, palito de
sorvete, esponja de aço, macarrão, arroz, pipoca)
Avaliação:
Serão feitos registros coletivos e individuais
das crianças através de fotos e avaliação pelo portfólio, de acordo com a faixa
etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto
e de sua rotina no CEI.
As avaliações são diárias de acordo com as
brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o
tempo e desenvolvimento de cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!