CEI JOSÉ MARIA
Projeto
curricular
Estou
crescendo cuida de mim!
“Higiene”
Mini Grupo I A
Projeto Orientado
pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Hellen
Prudente e Lauriete Soares
Maio de
2017
1.
JUSTIFICATIVA:
A higiene
pessoal deve fazer parte dos hábitos diários da criança tanto em casa, quanto
no CEI e devem ser ensinados aos pequenos desde o inicio de seu
desenvolvimento.
O objetivo desse
projeto é trabalhar hábitos de higiene das crianças, sabendo que a higiene é um
processo de construção do conhecimento, vamos despertar e desenvolver o gosto
por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros,
incentivando o interesse em praticar corretamente os hábitos de higiene.
Irei trabalhar
de forma lúdica e prazerosa, buscando sempre respeitar a faixa etária da criança
e o seu grau de desenvolvimento.
OBJETIVO:
Conhecer o tema a ser
trabalhado nos próximos dias (higiene pessoal);
Identificar os procedimentos feitos durante o
banho tais como:
Cada criança tenha a sua toalha e seus produtos de higiene (sabonete,
principalmente).
No banho, a criança não passe sabonete diretamente sobre a pele e partes
íntimas, para evitar irritação da pele;
Os cabelos das crianças sejam lavados regularmente e, para penteá-los, o
ideal é que cada uma tenha o seu próprio pente.
Identificar e nomear as partes
do corpo;
Desenvolver a coordenação motora através do
“banho de faz de conta”;
Levar o aluno a perceber a necessidade de
adquirir bons hábitos de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal
e pessoal, através do lúdico;
Estimular para a prática correta de tomar
banho, lavar as mãos, cortar as unha e cabelos;
Apresentar a importância da
escovação dos dentes sempre após as refeições;
CONTEÚDO:
- Músicas: Patati e
Patata: As mãos, Ianzito e a Turma dos Pinguinhos: Bem cheirosinho, Castelo
rá tim bum: Uma mão lava a outra, o sapo não lava o pé.
- Danças: Castelo
rá tim bum, ratinho tomando banho e escovando os dentes e Patati Patata meu corpinho.
- Leitura de livros
tais como: Max Lucado: Uma mão lava a outra, Gina Borges: Cuidando do meu
corpo...
- Atividades
lúdicas com brinquedos: Bonecas e banheirinhas.
- Atividades
musicais envolvendo o movimento corporal;
- Confecção de
cartaz com embalagem de produtos de higiene tais como: sabonete, shampoo e
creme dental.
- Confecção de
cartaz para o dia das mães.
- Caixa surpresa:
Cada semana com um item de higiene diferente: escova de dente, sabonete,
embalagem de shampoo...
- Confeccionar uma
máscara de dentinho.
- Pinturas com
diferentes recursos, guache, giz e canetinha.
1.
DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
Para ensinar o modo correto de lavar as mãos, irei demonstrar gestual
mente, como os alunos devem proceder, seguindo como exemplo as orientações do
cartaz em anexo.
As crianças receberão diferentes tipos de recursos para pintar desenhos
de higiene, tais como: giz de cera, tinta a dedo...
As crianças irão receber um giz de cera para passar por cima do
pontilhado no desenho da menina tomando banho em anexo.
Em sala as crianças deverão procurar em revistas e jornais produtos que
utilizamos para nossa higiene, após deverão colar em uma folha de sulfite.
Linguagem Musical:
Em sala utilizarei rádio e dvd para apresentar músicas para as crianças
tais como:
Patati e Patata: As mãos, Ianzito e a Turma dos Pinguinhos: Bem
cheirosinho, Castelo rá tim bum: Uma mão lava a outra, o sapo não lava o pé.
Roda cantadas com diversas cantigas: Ciranda cirandinha, pombinha
branca, atirei o pau no gato e não atire o pau no gato, borboletinha...
Linguagem Verbal:
Em sala formaremos um círculo, vamos nos sentar para nossa roda de
conversa, criar condições para o aluno refletir e questionar sobre suas
atitudes higiênicas.
·O que posso fazer para conservar minhas mãos limpas? E meu corpo limpo?
· Por que devo lavar as mãos?
· Quando devo lavar as mãos?
· Como lavar as mãos?
· Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
· Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
· Como devo conservar os meus pés? Por que?
· Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
· Que roupas devo usar para dormir?
. E para passear?
· Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
Em nossa roda de história iriei contar histórias tais como: Max Lucado:
Uma mão lava a outra, Gina Borges: Cuidando do meu corpo.
Linguagem Corporal:
No parque, solário ou em sala vamos trabalhar o reconhecimento do
próprio corpo, expressão de sensações e ritmos corporais com tais atividades
- Pular
- Relaxamento;
- Ginástica;
- Dança;
- Caminhar sobre uma linha traçada no chão;
- Exercícios faciais, encher e esvaziar a boca, fazer careta, abrir e
fechar a boca e os olhos;
Linguagem artística:
As crianças receberão massinhas para confecção de produtos que
utilizamos na nossa higiene pessoal;
Confeccionaremos um cartaz coletivo com produtos de higiene pessoal;
As crianças receberão tinta guache e pincel para pintar um quadrado azul;
Confeccionarei mascarás de um
dente com cartolina, após as crianças deverão pintar com giz de cera;
Em sala as crianças pintaram
diversos desenhos de higiene pessoal utilizando vários recursos como: tinta
guache, giz de cera e cola plástica;
Coletivo vamos confeccionar um painel para o dia das mães, pintando as
mãos das crianças com tinta guache vermelha e carimbando na cartolina, formando
assim um lindo coração.
Natureza e Sociedade:
Em sala apresentarei um CD que mostra os movimentos de animais da
natureza e os sons produzidos por estes;
Levarei as crianças até a horta para rega-la e observar o que plantamos;
Matemática:
Apresentarei a cor azul com diferentes objetos de cor azul;
No corredor trabalharei com as crianças noções de espaço (alto, baixo,
dentro, fora, longe e perto) de forma lúdica e prazerosa;
Em sala as crianças irão jogar o
jogo do boliche fazendo contagem oral e através de músicas;
RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Brinquedos
·
CD
e DVD
·
Cola
colorida,
·
Cartolina
·
Palito
de sorvete
·
E
V A coloridos
·
Fita
adesiva
·
Guache
·
Massa
de modelar
·
Músicas
·
Papéis
diversos
·
Rádio
·
Revistas
·
Tesoura
·
TV
AVALIAÇÃO:
Na Educação Infantil, nós educadores estamos
já acostumados a registrar em todas as aulas como as crianças reagiram, se
adquiriram novas competências, entre outras observações, serão contemplados na avaliação
das crianças:
- Se a criança teve atenção para ouvir, responder ou imitar sons;
- Se teve capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros;
- Se a criança teve atenção para ouvir, responder ou imitar sons;
- Se teve capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros;
- Se
reconheceu fontes sonoras
- Se teve capacidade de improvisar, compondo canções e ritmos sonoros com instrumentos ou objetos;
- Se teve Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio);
Deve-se levar em consideração a faixa etária da criança e seu grau de desenvolvimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu desenvolvimento no decorrer do projeto .
- Se teve capacidade de improvisar, compondo canções e ritmos sonoros com instrumentos ou objetos;
- Se teve Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio);
Deve-se levar em consideração a faixa etária da criança e seu grau de desenvolvimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu desenvolvimento no decorrer do projeto .
Anexos
Confecção de cartaz.
Confecção de máscara.
Passe
por cima dos pontilhados!
Identificar
produtos que podem ser usados na nossa higiene!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!