CEI JOSE MARIA
Projeto curricular
“Quem canta seus males espanta”
(Musicalização e cultura)
Berçário II A-B
Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Alessandra Silvia de Souza Oliveira
Vanessa de Faria Contato
Abril/2017
Justificativa:
Através
deste projeto queremos oferecer às crianças a oportunidade de descobrir através
da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de nova experiência,
favorecendo assim sua criatividade, imaginação, sua memória e atenção.
A música tem a finalidade de ampliar e
facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o individuo a ouvir, escutar,
o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal,
antes e depois, posição , direção, lateralidade, formas geométricas,
coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, auditiva e visuais de
maneira ativa e refletida.
Com este projeto iremos proporcionar para as
crianças atividades que sensibilizarem o gosto musical.
Estimulando a criatividade, o movimento, a
percepção a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a
música oferece e visando sua riqueza cultural e social.
Segundo o R.C.N.E.I
(Referencial Curricular Nacional para educação infantil) “ As crianças
interagem com a música , as brincadeiras e aos jogos, cantam enquanto brincam,
acompanham com os sons e movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam
situações sonoras diversas conferindo personalidades e significados simbólicos
aos objetos sonoros e sua produção musical.”
Criando condições para que a criança possa
refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Objetivo:
-
Diferenciar sons e ruídos;
- Explorar materiais diversos;
- Inventar e reproduzir sons;
- Diferenciar fontes sonoras diversas;
- Exploração do movimento corporal;
- Desenvolver a memória musical;
- Explorar diferentes instrumentos de som;
- Sensibilizar a criança pelo gosto musical;
- Trabalhar a linguagem verbal;
- Relembrar a forma geométrica;
- Observar a horta e o pé de feijão.
Conteúdo:
Linguagem Verbal: Livro, roda de conversa e
história ( A ovelhinha Lala, O gatinho Roni, A patinha Esmeralda, O corajoso
Bambi, A cigarra e a formiga e história do coelhinho Teobaldo).
Vídeos: Dvd´s infantis como: (Cocoricó,
Patati-Patatá, Xuxa, o Mundo Bita, Bob zum e Galinha pintadinha).
Linguagem Corporal: Música, reproduzir sons,
ginástica, relaxamento e corrida de obstáculo.
Linguagem musical: Roda cantada: (O sapo não lava o pé, indiozinho, a dona
aranha, borboletinha, roda-roda e ciranda cirandinha).
Linguagem artística: Instrumentos musicais, notas
musicais e coelho da páscoa.
Conhecimento de si e do
outro: Pertences, imagem, pé e mão.
Conhecimento matemático:
Forma geométrica (quadrado), dentro e fora.
Natureza e sociedade: Horta e pé de feijão.
Desenvolvimento:
Linguagem Verbal:
Formaremos uma roda e em seguida contarei a história com fantoche para eles.
Depois mostrarei a ilustrações do livro.
Entregarei
alguns livros para eles folhearem e em seguida trocarem com os amigos.
As
crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida faremos uma roda de
conversa sobre o tema do projeto.
Vídeos: Todos ficaram
sentadinhos e colocarei o vídeo para eles assistirem junto com os amigos.
Linguagem corporal: Dançar diversas músicas
para explorar e melhorar o movimento corporal, brincar de roda com música
conhecidas e populares.
Na
hora do relaxamento colocarei as crianças deitadas no colchão e de fundo uma
música ao som da natureza para eles relaxarem.
Na
hora da ginástica vou colocar uma música agitada e fazer diversos gestos para
eles imitarem.
Na
corrida de obstáculos vou colocar alguns bambolês pelo chão para eles pularem dentro do bambolê e uma corda
para as crianças passarem por cima.
Linguagem musical: Formaremos uma roda e em seguida
cantaremos diversas músicas infantis.
Entregarei
alguns instrumentos musicais como: ( pandeiro,
violão, flauta, tambor e chocalho) e faremos a nossa bandinha.
Linguagem artística: Com
uma garrafa de água colocaremos algumas pedrinhas e decoraremos com durex
colorido o nosso chocalho e com alguns canudinhos vamos fazer uma flauta.
Faremos
uma atividade coletiva aonde as crianças vão colar as notas musicais na
cartolina.
Numa
folha de sulfite vou entregar giz de cera para eles pintarem os instrumentos
musicais.
No papel
pardo vou desenhar um coelho da páscoa e logo em seguida as crianças vão colar
as orelhas, a barriga, o fusinho, os olhos e as patas.
Conhecimento de si e do outro: Colocarei
alguns pertences de cada um dentro de uma caixa e vou pedir para eles pegarem o
seu.
Vamos
fazer um mural de fotos e depois vou chamar um de cada vez para procurar a sua
própria imagem.
Numa
cartolina vou desenhar um sapo e logo em seguida vou passar tinta guache no pé
de cada um e imprimir na cartolina e depois cantaremos a música do sapo não
lava o pé.
Para o
dia do índio vou cantar a música dos indiozinhos e em seguida pintarei a mão de
cada um com guache na cor amarela e os dedinhos bem coloridos para confeccionar
um índio.
As
crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida vou chamar um de cada vez
para molhar o dedinho na tinta dedo e carimbar na cartolina para
confeccionarmos uma aranha. Depois vou fazer a teia e as patinhas com
canetinha.
Vamos
pintar as duas mãos e carimbar na folha de sulfite formando uma borboleta e
depois iremos cantar a música da borboletinha.
Molharei o dedinho de cada criança na tinta dedo e colocarei na
orelhinha do nosso coelho.
Conhecimento matemático:
Mostrarei o quadrado para eles relembrarem
e em seguida desenharei o quadrado no chão do solário com giz de lousa para
eles entrar dentro e fora do quadrado.
Natureza e sociedade: Levarei
as crianças para a horta e em seguida entregarei um pouco de semente na mão de
cada um para eles colocaram na terra e depois colocaremos um pouco de água na
terra.
Entregarei
o potinho que plantamos feijão para cada um e um pouco de água para eles
molharem o feijão.
Recursos:
-
Fantoches;
- Livros infantis;
- Cd e dvd;
- Bambolê e corda;
- Sulfite;
- Giz de cera;
- Recicláveis;
- Tinta guache e tinta
dedo;
- Garrafa de água;
- Canudos;
- Cartolina;
- Durex colorido;
- Pedrinhas;
- Sementes de alface;
-
Papel pardo.
Avaliação:
No
decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada
criança nas atividades propostas, através dos registros pela professora,
participação, interesses, dificuldades de cada criança e ajudando aonde eles
tiverem mais dificuldades.
A
avaliação será contínua levando-se em conta a evolução, atenção e observação
constante da criança e das atividades realizadas.
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!