PROJETO “ CONTOS DE FADA ’’
B I : A e B
Coordenadora: Gislene
Professoras: Marcia Aparecida e
Luiza
Abril : 2015
JUSTIFICATIVA
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivencias significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores refletindo sobre suas ações devolvendo seu senso critico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
O valor e a importância da leitura começam em casa. Contar histórias é um costume antigo da humanidade e que precisa ser mantido nos dias atuais, seja contando ou lendo historias às crianças.
Monteiro Lobato é, sem sombra de dúvidas, a pai da Literatura Infantil brasileira. Conhecido e famoso por escrever livros nos quais se pudesse morar, por isso criou o sítio. Foi um revolucionário progressista, fundador de inúmeras editoras, jamais deixando de lado os castelos de contos de fadas e o folclore nacional, (re)criando o mundo ao seu redor, a partir de coisas do seu cotidiano, desta forma escreveu mais de quatro mil e seiscentas páginas só de obras infantis.
Sem dúvida, Monteiro Lobato criou uma obra diversificada, com personagens que unificam o universo ficcional. No Sítio do Picapau Amarelo, vivem Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé (personagens adultos) que orientam as crianças (Pedrinho e Narizinho), bem como outras criaturas fantásticas que vivem no sítio, como: Emília, Visconde de Sabugosa, Quindim e Rabicó.
Sem dúvida, Monteiro Lobato criou uma obra diversificada, com personagens que unificam o universo ficcional. No Sítio do Picapau Amarelo, vivem Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé (personagens adultos) que orientam as crianças (Pedrinho e Narizinho), bem como outras criaturas fantásticas que vivem no sítio, como: Emília, Visconde de Sabugosa, Quindim e Rabicó.
OBJETIVO
- Possibilitar um instrumento onde as crianças expõem suas emoções e necessidades;
- Promover a comunicação e a imaginação;
- Aprenderem valores;
- Ampliar o vocabulário e permitir a expressão de sentimentos e valores;
- Resgatar a importância do “contar historias” no contexto familiar;
- Estimulação da oralidade;
- Desenvolver o senso critico e a criatividade.
METODOLOGIA
- Livros diversos ( como de pano, de plástico e papel );
- Músicas;
- Criar situações de fantasia e encantamento;
- Transportar a imaginação para o reino maravilhoso do conto de fada;
- Apreciação de leitura feita pela professora;
- Lembrancinhas;
- Leitura de contos de fadas e historinhas infantis;
- Confecção de cartaz;
- Datas comemorativas;
- Desenhos animados em DVD;
- Reprodução de historia com fantoches;
- Conhecer elementos mágicos como fadas e bruxas.
RECURSOS
- Livros de contos de fada;
- DVD’s e CD’s;
- Cartolina;
- Revistas;
- Cola;
- Tintas;
- Bexigas;
- Fantasias de acordo com os personagens;
- Palitos;
- Fantoches de acordo com os personagens;
- Lápis de cor e giz de cera;
- Papel Kraft.
AVALIAÇÃO
A imaginação tem a função importante nas emoções e ações da criança, ao se relacionar com os colegas,. O faz de conta é o primeiro contato da criança com as regras e com o papel de cada um. Assim a avaliação será feita através da observação diária das crianças durante cada atividade aplicada, em grupo ou individualmente de acordo com a autonomia de cada um.
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