Projeto Curricular: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Mini Grupo I A e B
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta
Julho/2015
Justificativa:
Sabemos que hoje a criança aprende brincando, pois o mundo em que vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras sendo. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Sendo assim, se a criança aprende brincando, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa e, portanto eficiente, pois a utilização de certos jogos e brincadeiras é como facilitadores na aprendizagem, da educação infantil.
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto irá potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade em que está inserido.
Objetivos:
- Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de poder trabalhar as diversas habilidades que serão desenvolvidas com o projeto como: socialização, coordenação, cooperação, limitações;
- Reforçar a importância do respeito no grupo do qual faz parte;
- Adquirir novos conhecimentos, percebendo o quão isso tem um papel crucial na sociedade em que se vive;
-Trabalhar a importância do meio ambiente, conscientizando-os sobre o seu papel diante dos problemas que vem enfrentando.
Conteúdo:
Roda de conversa (combinados serão trabalhados para a implantação de regras, as quais farão com que o grupo perceba a importância de tais);
v Roda de leitura
v Roda de música
v Dramatizações
v Atividades pedagógicas (escrita, pintura, colagem, recorte, manuseio de diferentes papéis, massa de modelar entre outros).
v Desenhos
v Quebra-cabeça com figuras
v Dominó das letras
v Jogo da memória com animais
v Boliche
v Jogo das figuras (garrafas plásticas, latinhas, papéis), onde jogá-los.
v Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
v Dançar
v Correr com e sem apoio, trabalhando as limitações de cada um equilibrar num pé só.
v Reconhecer e nomear partes do seu corpo
v Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
v Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções. v Observar e explorar o ambiente através do tato.
v Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
v Identificar cores
v Morto – vivo
v Brincadeiras com bolas, petecas, balões etc.
v Exercícios para desenvolver a lateralidade
v Desenho espontâneo com lápis de cera
- Desenvolvimento:
Linguagem Escrita:
- Desenhos livres;
- Envolver o tema trabalhando o nome;
- Pintar diversos desenhos de jogos e brincadeiras;
- Revisar as vogais;
Linguagem Musical:
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Percepção auditiva;
- Brincadeiras de roda;
- Sons produzidos por fontes naturais e sonoras;
- Imitação de sons (personagens das histórias e animais);
- Músicas e histórias ao som de cd, dvd;
Linguagem Verbal:
- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
- História e interpretação;
Linguagem Corporal:
- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda com musicas populares;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Parque.
Linguagem artística:
- Confeccionar jogos sonoros com reciclagem;
- Sucatas;
- Pintura.
- Modelagens com massinha;
- Dobraduras;
Natureza e Sociedade:
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...
Matemática:
- Utilizar músicas com números e músicas populares, para que as crianças aprendam a sequência numérica.
-Contagem oral;
- Formas geométricas;
- Cores; .
-Coordenação Motora;
- Noção espacial;
- Jogo da memória;
- RECURSOS NECESSÁRIOS:
• Brinquedos
• CD e DVD
Reciclagem
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Fantoches
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura
- Avaliação:
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!