Cei José Maria
Projeto Curricular: Musicalização e movimento
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta
Junho/2015
Justificativa:
Este projeto tem como finalidade trabalhar a Música e o Movimento na Educação Infantil. A ideia do tema em destaque surgiu devido à rotina de que as crianças ouvem as músicas e não realizam nenhum tipo de atividade diferenciada para o seu desenvolvimento. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro, contribui de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Objetivos:
. Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
· Diferenciar fontes sonoras diversas;
· Integrar e motivar as crianças através da música;
· Exploração do movimento corporal;
· Desenvolver a memória musical;
· Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
· Desenvolver a percepção auditiva;
· Concentrar-se;
· Imitar;
· Diferenciar sons e ruídos;
· Enumerar a sequência numérica através da música com numerais;
· Explorar diferentes instrumentos de som.
Conteúdo:
• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
• Ouvir diversas músicas;
• Assistir filmes em DVD;
• Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
• Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
• Rodas de conversa.
- Desenvolvimento:
Linguagem Escrita:
- Desenho como forma de representação;
- Envolver o tema trabalhando o nome;
- Pintar diversos desenhos de instrumentos musicais;
- Revisar as vogais;
Linguagem Musical:
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Percepção auditiva;
- Brincadeiras de roda;
- Sons produzidos por fontes naturais e sonoras;
- Imitação de sons (personagens das histórias e animais);
- Músicas e histórias ao som de cd, dvd;
Linguagem Verbal:
- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
- História e interpretação;
Linguagem Corporal:
- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda com musicas populares;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Parque.
Linguagem artística:
- Confeccionar instrumentos sonoros com reciclagem;
- Sucatas;
- Pintura.
- Modelagens com massinha;
- Dobraduras;
Natureza e Sociedade:
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...
Matemática:
- Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a sequência numérica.
-Contagem oral;
- Formas geométricas;
- Cores; .
-Coordenação Motora;
- Noção espacial;
- Jogo da memória;
- RECURSOS NECESSÁRIOS:
• Brinquedos
• CD e DVD
Reciclagem
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Fantoches
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura
- Avaliação:
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!