CEI JOSÉ MARIA
Projeto curricular
“Por um mundo mais verde”
Berçário I A-B
Projeto orientado pela coordenadora:
Gislene Bianchi
Professoras: Alessandra Silvia de Souza
Oliveira
Lauriete Soares da Silva
Agosto/2018
Justificativa:
O meio ambiente provoca muito
interesse nas crianças, a curiosidade e capacidade de observação são as características
que mais devem ser exploradas nesta faixa etária. Como educadores, devemos
contribuir na formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como
cidadão a partir de atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente, seja
junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem. Entendemos que é na infância que se desenvolvem
hábitos saudáveis e se estabelece padrões de comportamentos baseados em valores
sociais e morais. Sendo assim, por perceber a
necessidade de um trabalho que aborde o assunto, proporcionaremos através deste
projeto atividades variadas em torno da percepção dos elementos naturais do
meio ambiente.
Objetivos:
- Explorar o meio ambiente;
- Incentivar o cuidado ao meio ambiente
em que vivemos;
- Proporcionar novos conhecimentos
e vivências;
Recursos:
- Livros infantis;
- Cd e DVD;
- Revistas;
- Meia calça;
- Serragem;
- Alpiste;
- Feijão;
- Algodão;
- Copo descartável;
- Caixa de Papelão;
- Retalhos de Eva;
- Esponja;
- Tintas;
- Fita Adesiva;
- Materiais reciclados;
- Tecido;
- Lanterna;
- Bexigas;
- Barbante;
- Bambolê;
- Caixas de ovos;
- Bolas;
- Diversos tipos de papéis.
- Explorar materiais diversos;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Desenvolver a coordenação motora, a percepção
visual, auditiva e tátil;
- Estimular o conhecimento e reconhecimento de
sua própria imagem;
- Desenvolver a atenção e concentração;
- Promover a socialização e interação afetivas
entre os bebês;
- Proporcionar atividades variadas sobre o
tema.
Conteúdo:
·
Acolhimento: Brinquedos pedagógicos,
Brinquedos sonoros, Vídeo, monta tudo e cantigas diversas.
·
Manusear revistas e livros infantis, leitura
de livros infantis, amassar e rasgar papéis;
·
Vídeos: Dvd´s infantis como:
(Cocoricó, Patati-Patatá, Xuxa, o Mundo Bita, Bob zum e Galinha pintadinha)
·
Boneco Ecológico, confeccionar o bumba meu
boi e tirar fotos com ele, produção de painel sobre o meio ambiente (pintura
com esponja), “Colando” os frutos.
·
Cócegas, banho com brinquedos,
massagem nas costas, banho com massagem, identificar as partes do corpo na hora
do banho, músicas de ninar, cadê o bebê, bolas na banheira, relaxamento nos
colchonetes.
·
Blocos lógicos, brinquedos
pedagógicos, bexigas, móbiles, Brinquedos diversos, piscina de bolinhas,
cavalinhos, motocas, luzinhas (lanterna).
·
Expressões e reconhecer sua
imagem no espelho, sons com a boca, bexigas com expressões, monta-tudo,
bonecas, carrinhos, cordão com bexigas, brinquedos pedagógicos de encaixe
(Flor), bichinhos de borracha.
·
Diversas bolas, colchonetes,
ginástica, obstáculo (rampa), circuito com bambolês, gesticular as músicas Dona
Aranha e Meu pintinho amarelinho, bater palmas.
·
Observar a paisagem, plantar
feijão, observar a horta, sons da natureza.
·
Música com palitoches, músicas
cantadas, Cd de cantigas de roda, cantar a música se eu fosse um peixinho
usando o nome dos bebês, musicalização com microfone.
·
Saída: Bolinhas de sabão,
Musicalização, móbiles com objetos, bolas e cubo tátil.
Desenvolvimento:
No acolhimento, entregarei aos bebês os blocos lógicos, brinquedos
pedagógicos ou bolas para brincarem e cantarei algumas músicas infantis.
Com todos sentados,
entregarei para cada bebê um brinquedo sonoro para que explorem, revistas e
livros para manusearem e depois contarei as histórias, assistiremos vídeos
relacionado ao tema para que seja estimulado a imaginação, concentração e a
percepção visual.
Confeccionaremos
o boneco ecológico com todos sentados, pedirei que coloquem as sementes dentro
da meia e depois a reguem.
Iremos
confeccionar o bumba meu boi com caixa de papelão e pedirei para que cada bebê
cole retalhos de eva em volta dele, depois de pronto iremos tirar foto deles
dentro do bumba meu boi.
Confeccionaremos
um painel sobre o meio ambiente, onde chamarei um bebê por vez e pedirei que
pintem “o mar” com esponja e tinta azul.
Farei
um painel de árvore na altura dos bebês e pedirei que colem os frutos nela.
Com
todos sentados, entregarei um copo descartável pequeno com algodão e pedirei
que cada bebê coloque um feijão, depois regaremos e observaremos o seu
crescimento.
Cada bebê será deitado no
colchonete para sessão de massagem e cócegas em seu corpo.
Na hora do banho levarei
alguns brinquedos para que se distraiam, farei massagem em seu corpo
estimulando o toque e dizendo cada parte do corpo do bebê.
Na hora do sono cantarei
diversas músicas de ninar, para o bebê relaxar e ter um sono tranquilo.
Colocarei um pano sobre o
rosto do bebê e puxarei “cadê o bebê”, para estimular eles a se descobrirem.
Os bebês serão deitados
nos colchonetes e irei conversando com eles calmamente para relaxarem e para
brincarem serão entregues brinquedos pedagógicos, blocos lógicos e bexigas.
Chamarei a atenção dos
bebês para virem brincar nos móbiles que temos em sala de aula.
Colocarei a piscina de
bolinhas para os bebês, os sentarei nos cavalinhos e nas motocas para
brincarem.
De frente ao espelho serão
estimulados a fazerem diferentes expressões.
Colocarei uma cortina de
tiras na sala e deixarei os bebês explorarem.
Farei carinhas nos meus
dedos e depois farei nos dedos dos bebês.
Sentarei com os bebês e
irei fazer vários sons com a boca, para que reproduzam.
Irei espalhar pela sala
várias bexigas com diferentes expressões para os bebês brincarem.
Entregarei: monta-tudo,
boneca, carrinho, bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos para
cada bebê brincar.
Apontarei as luzinhas para
o chão e para a parede para observar a reação dos bebês.
Empilharei alguns
colchonetes e deixarei os bebês explorarem e farei alguns movimentos de
ginástica para que eles repitam.
Colocarei: a rampa (obstáculo) na sala e deixarei os bebês
explorarem, vários bambolês no chão formando um circuito e chamarei os bebês
para caminharem ou engatinharem sobre eles, várias caixas de ovos pelo chão e
os estimularei para que caminhem sobre elas.
Irei cantar e gesticular
as músicas Borboletinha e Meu pintinho amarelinho, para que eles acompanhem
meus gestos.
Levarei as crianças ao
solário para que observem a paisagem.
Iremos observar e regar a horta
que plantaremos.
Com todos sentados
colocarei um cd com sons da natureza para que ouçam.
Entregarei diversos tipos
de papéis para que rasguem e amassem.
Com todos sentados pedirei
para que um bebê pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os
gestos.
Com todos sentados irei
entregar o microfone e cantarei várias músicas para cantarem junto comigo.
Saída: Entregarei para
cada bebê diversos brinquedos para se entreterem, assoprarei as bolinhas de
sabão para eles estourarem, cantarei diversas músicas, brincaremos com vários
objetos pendurados nos móbiles e de retirar e colocar objetos na caixa tátil.
Recursos:
- Livros infantis;
- Cd e DVD;
- Revistas;
- Meia calça;
- Serragem;
- Alpiste;
- Feijão;
- Algodão;
- Copo descartável;
- Caixa de Papelão;
- Retalhos de Eva;
- Esponja;
- Tintas;
- Fita Adesiva;
- Materiais reciclados;
- Tecido;
- Lanterna;
- Bexigas;
- Barbante;
- Bambolê;
- Caixas de ovos;
- Bolas;
- Diversos tipos de papéis.
Avaliação:
A avaliação será feita diariamente através de registros,
participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no
processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais
dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda
evolução do bebê, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas
pela professora.
O projeto será avaliado através das seguintes observações:
- Atendeu os comandos dados pela professora;
- Teve autonomia para realizar as atividades;
- Demonstrou interesse pelas atividades propostas;
- Interagiu com os amigos.
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