CEI JOSÉ MARIA
PROJETO
CURRICULAR
“Por um mundo mais verde“
(Meio Ambiente)
Berçário
II- A e B
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras:
Juliana
Matos
Tatiana
de Souza Rocha Monteiro
Agosto\
2018
Justificativa:
É de suma importância à conscientização da
preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos. A
conscientização deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças
entenderem a importância da natureza na educação infantil.
Para
a preservação do meio ambiente existe um fator importante é a reciclagem, pois
através dela épossível tirar do meio ambiente, coisas que igual levariam
décadas para desintegrar.
Objetivos:
Ø Ampliar
e enriquecer o vocabulário para interagir com todos;
Ø Estimular
a linguagem oral e corporal;
Ø Estimular a percepção visual e auditiva;
Ø Estimular a motricidade fina e ampla;
Ø Estimular
habilidades motoras;
Ø Dramatizar
as histórias com fantoches;
Ø Estimular
a concentração e atenção;
Ø Proporcionar
e estimular noções de espaço e equilíbrio;
Ø Relacionar
as cores básicas aos lixos correspondentes: Verde= vidro; Amarelo= Metal, Azul=
papel, Vermelho= plástico;
Ø Socialização;
Acolhimento entrada:
Ø Brinquedos
diversos;
Ø Blocos
pedagógicos;
Ø Bolinhas
de sabão;
Ø Cantigas
infantis;
Ø Piscina
de bolinhas;
Ø Manuseio
de revistas;
Ø Cantar
cantigas e músicas infantis;
Ø Caixa
surpresa;
Ø Boliche;
Ø Bexigas
coloridas;
Ø Painel
expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene
pessoal;
Ø Imitar
gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
Ø Exploração
dos ambientes do CEI;
Ø Participação
em jogos e brincadeiras;
Ø Formas
geométricas;
Ø Mostrar
fotos coloridas natureza preservada e poluída;
Ø Contação
de histórias com a temática ambiental;
Ø Arte
com as mãos (árvore com rolinho de papel higiênico);
Ø Realização
de mímicas e caretas;
Ø Vídeos:
As cores da natureza, Planeta azul e Peppa pig;
Ø Lembrancinha
do mês Boneco de Alpiste;
Acolhimento
saída:
Ø Bonecas
e Carrinhos;
Ø Cantigas
de roda;
Ø Leitura
de histórias;
Ø Monta
– monta;
Ø Pecinhas
de madeira;
Desenvolvimento:
Em
sala mostrar fotos para as crianças observarem natureza preservada e poluída;
Leitura
de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
Entregarei
bexigas coloridas e colocarei a inicial do nome de cada criança;
Painel
expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene
pessoal;
Trazer
músicas diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas;
Brincadeiras
ao ar livre; leva-los ao parque para brincarem de bolinha de sabão pecinhas de madeira,
carrinhos e bonecas;
Realização
de um painel com as lixeiras com objetivo das crianças identificarem as cores;
Realização
de uma árvore com as mãos das crianças e colarei no rolinho de papel higiênico;
Massinha
de modelar: deixar que façam formas livres respeitando cada criatividade;
Pintura
com rolo e tinta guache ou giz de lousa na parede do parque superior realizar
pinturas livres;
Amarelinha:
desenhar no chão (espaço do CEI) e brincar com as crianças.
Formas
geométricas: através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas e
cores;
Brincadeiras
e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho”, “ Um, dois feijões com arroz “;
Recursos necessários:
Ø Bexigas;
Ø Aparelho
de som e DVD;
Ø CD e
DVD;
Ø Livros
de histórias;
Ø Tinta
guache;
Ø Massa
de modelar;
Ø Brinquedos;
Ø Giz
de cera;
Ø Pincel;
Ø Revistas;
Ø Rolinho
de papel higiênico;
Ø Embalagens
recicláveis;
Ø Cartolina;
Ø Brinquedos
diversos;
Avaliação:
As avaliações são diárias de acordo com as
brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o
tempo e desenvolvimento de cada criança.
➢
Avaliar se a
criança estava atenta para ouvir
➢
Como foi sua
expressão musical, por meio de dança ou cantando.
➢
Se ao utilizar
instrumentos sonoros e brinquedos se expressa.
Serão feitos registros coletivos e individuais
das crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações
vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!