Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO CURRICULAR ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

No mês de março, trabalhamos com os pequenos o projeto alimentação saudavel, estimulando nossos pequenos a se alimentar corretamente.

 

PROJETO CURRICULAR

Alimentação Saudável



 
 


Mini Grupo II A – B
 

Professoras:
Kátia Velentina  

Sônia Regina Minguini Ferreira

  1. JUSTIFICATIVA:

O propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.

A escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste projeto.

 
  1. OBJETIVO:
  • - Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
  • - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
  •  Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • - Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
  • - Incentivar aos bons hábitos alimentares;
  • - Identificar as preferências alimentar dos alunos;
  • - Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  • - Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
  • - Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
  1. CONTEÚDO:
  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
  • Leitura de livros à alimentação;
     
  • Músicas, danças e filmes;
  • Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
  • Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
  • Modelagem de alimentos (massinha);
  • Colagem de grãos;
  • Desenhos livres e dirigidos;
  • Leitura Diária do cardápio;
  • Utilização correta dos talheres;
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Rodas de conversa;
     
  • Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
  • Brinquedos de sucata;
  • Lembrancinhas;
  • Recorte e colagem.
  1. DESENVOLVIMENTO:
     

Linguagem Escrita:
- Envolver o tema trabalhando o nome;

- Revisar as vogais.



Linguagem Musical:

-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;

- Desenvolver o habito de ouvir através da música.



Linguagem Verbal:

-Roda de conversa sobre os diferentes tipos de alimentos;

- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora ou DVD dentro do projeto alimentação saudável.



Linguagem Corporal:
 
Teatro de fantoche e sombra;



- Relaxamento;

-Ginástica;

-Dança.



Linguagem artística:

- Massa de modelar

- Confecção de cartazes e painel;

- Dobraduras;

-Lembrancinhas;

- Colorir.



Natureza e Sociedade:

-Cuidar de nossa Alimentação;

-Hábitos de alimentação;

-Plantar hortaliças, frutas...;

- Comportamento no momento da alimentação;



Matemática:

-Contagem oral;

- Formas geométricas;

- Cores;

- Numerais.

 
  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:
  • Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
  • Brinquedos
  • CD e DVD
  • Cola colorida,  
  • Cola quente
  • Cola Tenaz,
  • E V A coloridos
  • Fantoches
  • Fita adesiva
  • Fita crepe
  • Guache
  • Massa de modelar
  • Músicas
  • Palito de sorvete,
  • Papéis diversos
  • Quebra cabeça
  • Rádio
  • Revistas
  • Sucatas
  • Tesoura
  • TV
  • Cópias (Xerox)
  • Pincel atômico
  • Pincel
  • Gliter

  •  
  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante e de forma coletiva observando o interesse, a organização e a participação do grupo. Porém, a melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança colocar em prática tudo que aprendeu.














 

 
 


 
 
 


 
 



Temas que serão trabalhados com nossos pequenos em 2014


TEMAS A SER APLICADO
MÊS
TEMAS
JANEIRO
____________
FEVEREIRO
Projeto Adaptação
MARÇO
Projeto Alimentação Saudável
ABRIL
Projeto Hábitos de higiene e boas maneiras
MAIO
Projeto Os Sentidos
JUNHO
Projeto Copa
JULHO
Projeto Férias
AGOSTO
Projeto Folclore Brasileiro
SETEMBRO
Projeto Natureza Flora e Fauna
OUTUBRO
Projeto Criança Feliz
NOVEMBRO
Projeto Etno Racial Lei 10.639
DEZEMBRO
Projeto Natal

INICIO DAS AULAS 2014

As aulas em 2014 começaram  em 05/02/2014, onde recepcionamos nossos pequenos com muito amor e dedicação.Para melhor atente-los planejamos a adaptação, para mais um ano de aprendizado.
 

PROJETO CURRICULAR

ADAPTAÇÃO ESCOLAR



 




BERÇÁRIO 2ª A e B


PROFESSORAS: MARCIA AP, VANESSA DE FARIA CONTATO.

FEVEREIRO 2014



Justificativa:

O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.

Objetivo:
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

Conteúdos:

- Musicas cantadas;
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:

Desenvolvimento:

Linguagem musical: cantar e escutar diversas músicas infantis para entretê-los.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.

Recursos:

- Brinquedos;
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.

Avaliação

Será realizado continua e sistemática durante todo desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feito uma avaliação de uma turma com base com registros feitos ao longo do projeto.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FESTA DE ENCERRAMENTO DE 2013 E FORMATURA DOS ALUNOS DO MINI GRUPO I E II

NOSSA FESTA FOI DE MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO, COM APRESENTAÇÕES, HOMENAGENS E ENTREGA DE PRESENTES FEITA PELO PAPAI NOEL AOS ALUNOS.
ABAIXO O ROTEIRO DA NOSSA FESTA!
 


Programação da Formatura

 


*Boas- vindas ( MÚSICA -O CADERNO)

Sejam todos bem-vindos. É  com  muita alegria que hoje o CEI José Maria , promove esse momento tão especial, o  encerramento do ano e a  FORMATURA dos alunos do mini grupos I E II que subiu seu primeiro degrau  e está rumo a longa caminhada cheia de sonhos e conquistas.

2-vídeo do TELECO E TECO-Hino Nacional

Diretora: Nesse momento, convido todos os alunos do MGII para subirem ao palco para cantarmos o hino Nacional ( duas crianças seguram a bandeira e de fundo terá o hino nacional e o vídeo do TELECO E TECO).


 Leitura do texto:

Muitos anos se passaram até que este dia tão esperado acontecesse. Durante todo este tempo todos os dias os pais e familiares acordavam, se organizavam para levarem os seus filhos para a escola. A escola se tornou para os nossos pequeninos um lugar cheio de magia, alegrias e muito aprendizado, eles aprenderam a, dividir os seus brinquedos e muitas vezes suas tristezas e frustrações. Gostaríamos que vocês conhecessem um pouco desta escola tão amada por todos. (Neste momento as crianças se organizam para a primeira apresentação).

 
Apresentações




Apresentação do berçário I –  Música Splish Splash

*Apresentação do berçario II- Música Estupido Cupido

*Apresentação do Mini grupo I – A E B –Música Broto Legal

*Apresentação do Mini grupo I C E D – Música Biquíni de bolinha

* Apresentação do Mini grupo II – Banho de lua

 Homenagem aos pais, com a música-Meu coração você sempre vai estar, as crianças irão dançar e no final será entregue uma tulipa a cada criança para entregar aos pais

 

 

HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS  (Música ao mestre com carinhos)

 

A NÓS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA CEI JOSÉ MARIA , FOI CONFIADA A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS TAREFAS: A DE EDUCAR.


E EDUCAR É TAREFA MUITO DIFICIL. QUANTOS ESPINHOS ENCONTRAMOS NESSA MISSÃO... MAS É COMPENSADOR QUANDO DIANTE DE NOSSOS OLHOS ENCONTRAMOS TAMBÉM FLORES, NOS PEQUENOS ROSTINHOS QUE NOS CERCAM. AGRADECEMOS AOS PAIS PELO APOIO, COMPREENSÃO E RESPEITO DEDICADOS AO NOSSO TRABALHO.

 

E COMO GRATIDÃO A ESSES PROFISSIONAIS O NOSSO SINGELA HOMENAGEM


Chamamos ao palco o

 ...Presidente da Associação Elite Mantenedor da CEI Sro Ronaldo

Vice-presidente da associação Prof° Carlos

Diretora Gisely

Coordenadora Pedagógica Ana Gomes

Nossas queridas professoras:

Andréia

Diana

Kátia

Lauriete

Márcia Aparecida

Márcia Pires

Nicole

Sara

Sônia

Vanessa

Walquiria

 

Os funcionários que nos ajudam

Leonardo

Angelo Junior



Mariana

Cleusa

Marisa.

 
 

ENTREGA DE CERTIFICADOS(Música de fundo ”Vamos construir”)/ No lado do palco passará slide com fotos dos pequenos na CEI.

 

AGORA CHEGOU A HORA DA PERNINHA TREMER... DE TODO CORAÇÃO BATER... DAS MÃOZINHAS SUAREM... DE O SORRISO APARECER... CHEGOU, ENFIM, A HORA DO DIPLOMINHA RECEBER.

(NOMES DOS ALUNOS EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

*Encerramento e agradecimento.


E assim, chegamos ao final desta celebração. Mais uma vez parabéns a todos os formandos. Vamos agora dar continuidade a esta tarde mágica, com o encerramento do ano de 2013 com a entrega de presentes feita pelo papai Noel( 10-MÚSICA DE FUNDO “NATAL TODO DIA/Músicas Natalinas diversas).