Arquivo do blog

terça-feira, 30 de julho de 2019

LEVE SEU FILHO(a) PARA VACINAR!

Prefeitura do Município de São Paulo
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenadoria de Vigilância em saúde






CEI JOSE MARIA - DRE PENHA

Nome da Criança:_____________________________________________

Data de nascimento   ______/_______/_____

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS

Tendo em vista casos confirmado de SARAMPO nesta região, estamos vacinando com a vacina SCR(Sarampo, Caxumba e Rubéola), todos os moradores e frequentadores desta região, através da verificação da carteira de vacinação.
Para crianças que frequentam escolas(Creches e EMEI)a indicação da vacina é um pouco diferente do que recomendada no calendário vacinal de rotina. Portanto teremos que vacinar crianças a partir de 6 meses de vida. Para a crianças maiores de 1 ano, a vacinação será condicionada a análise de carteira de vacinas.
Essa ação tem por objetivo bloquear a transmissão do sarampo, para todas as faixas etárias e proteger os menores de 1 ano, haja vista, que esse público não tem proteção contra a doença. O Sarampo esta controlado no Brasil, desde 2012.
A vacinação será disponibilizada gratuitamente na, UNIDADE DE SAÚDE AMA/UBS CHACARA CRUZEIRO DO SUL, endereço Rua Mercedes Lopes n°989.

LEVE SEU FILHO URGENTE ATÉ DIA 01/08/2019
A VACINAÇÃO É OBRIGATÓRIA!
ENVIAR FICHA CARIMBADA PELO FUNCIONÁRIO DE SAÚDE.

Para controle do surto é necessário levar nesse AMA/UBS. Após enviar o xerox da carteira de vacinação para o CEI.




                              ________________________________
CARIMBO DA UNIDADE DE SAÚDE

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2019











Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2019

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo realiza atualmente uma Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O público-alvo da ação é:


- Todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas durante a campanha, e essa vacina não será válida para a rotina, devendo ser agendada uma nova dose aos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
-- Todas as pessoas entre 15 e 29 anos devem ser vacinadas indíscriminadamente, independente do número de doses anterior.
- Profissionais da saúde também estão no foco desta campanha. E precisam ter duas doses da vacina.
A Campanha de Vacinação que inicialmente seria finalizada em 12 de julho foi prorrogada até 16 de agosto. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no público alvo da campanha. A adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos da doença na capital. Com a ampliação do prazo, São Paulo passa a fazer parte da Campanha Intermunicipal de Vacinação Contra o Sarampo, que incluiu as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos, todas na região metropolitana de São Paulo foram definidas como locais prioritários para a vacinação.
A tríplice viral é fornecida ao município pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e está disponível durante todo o ano na rede municipal de saúde. A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Campanha de vacinação contra sarampo


Vacina contra o sarampo deve ser tomada por crianças e adultos que não foram totalmente imunizados na infância

Doença é altamente contagiosa e vacina é dada em duas doses; em São Paulo, a prefeitura orienta que todas as pessoas entre 15 e 29 anos tomem a vacina, mesmo que já recebido a dupla imunização.

Doença considerada erradicada no Brasil até o ano passado, o sarampo já teve mais de 420 casos registrados no país e o número de novos pacientes infectados disparou em São Paulo. A situação soou o alerta das autoridades, que têm intensificado as campanhas de vacinação, a melhor forma de impedir o contágio.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem surto ativo em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. São Paulo lidera o ranking com o maior número de infecções e 82% de todos os registros. Nesta segunda-feira (23), postos de vacinação na Capital registraram filas, e a prefeitura anunciou fará vacinação também nas escolas.

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?

  • Quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência
  • Quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra
Em São Paulo, a prefeitura orienta que todas as pessoas entre 15 e 29 anos tomem a vacina, mesmo que já tenham recebido as duas doses. A vacinação tem ocorrido a partir das 7h ou 8h e se estende até as 18h ou 19h, dependendo da unidade. A lista de postos de saúde está no site da prefeitura – basta escolher se a busca é pelo endereço onde mora ou pelo nome da unidade, e digitar no campo em branco à esquerda.Para quem a vacina é contraindicada?
As pessoas que se encaixem em um dos perfis abaixo devem consultar seu médico antes de tomar a vacina:
  • Gestantes
  • Pessoas com baixa imunidade ou gripadas
  • Pacientes em tratamento contra o câncer
  • Pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a Aids

Crianças com menos de um ano

O calendário da vacinação indica que o período ideal para aplicar a primeira dose é aos 12 meses de idade. A vacina tem menor eficácia antes dessa idade, mas os pais bebês com menos de 12 meses que farão viagens a locais considerados de risco devem procurar um pediatra para avaliar se é indicado fazer a imunização.

Jovens de 15 a 29 anos

Segundo os especialistas e as autoridades, pessoas de todas as faixas etárias precisam ter as duas doses da vacina, mas o foco das campanhas atuais são os jovens de 15 a 29 anos porque são o grupo populacional com maior probabilidade de não terem recebido uma das duas doses.

Doença altamente contagiosa

  • O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte;
  • Os principais sintomas são febremanchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente;
  • A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.

Vacina em duas doses

Para ter proteção contra o sarampo, é necessário ter tomado duas doses da vacina a partir do primeiro ano de vida, alerta a infectologista Suzi Berbert.
A prática mais comum hoje é vacinar as crianças pela primeira vez aos 12 meses e voltar para a segunda dose já aos 15 meses. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é oferecida gratuitamente durante todo o ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Volta as aulas



Desejamos um ótimo retorno para os nossos bebês e crianças. Que tenhamos um semestre de muitas brincadeiras e desenvolvimento.





Equipe José Maria  

sexta-feira, 5 de julho de 2019

INFORME DE RECESSO

Senhores Responsáveis

Desejamos as nossas crianças Boas Férias!!!



Conforme calendário de atividades homologado.
Recesso: De 06/07 á 21/07;
22/07- Não teremos aula-Planejamento do 2° sem.
23/07-Aula Normal

Obs: No período de recesso não teremos atendimento na secretária.


A Direção