CEI JOSÉ MARIA
Projeto Artes
BERÇÁRIO II A e B
Professoras: Eliete e
Flávia
Coordenadora: Gislene
Bianchi
Setembro – 2016
Justificativa
A Arte na educação infantil significa ir além da
mera produção de desenhos e pinturas; com a arte podemos criar esculturas,
colagens, dobraduras, desenhos, danças, teatros e entre outras.
A Arte é uma linguagem fundamental para
desenvolver os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Através desse projeto vamos despertar o gosto
pela arte, através de diversas atividades que terá durante o projeto.
Objetivo
-Desenvolver a percepção
visual;
-Produzir
trabalhos artísticos utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem
e da construção;
-Manipular
diversos materiais, explorando suas características e possibilidades;
-
Criar oportunidades para que as famílias possam participar das atividades
desenvolvidas;
-
Aprofundar conhecimentos sobre cores;
-
Trabalhar coordenação motora;
-
Desenvolver a imaginação, a criatividade, atenção, concentração, expressão
artística, percepção visual;
-
Desenvolver a oralidade, interação e
socialização;
-
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura da
modelagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação;
Conteúdo
-
Confecções de cartazes.
-
Dramatização com fantoches.
-
Apresentação de cores.
-
Árvore da gentileza (Primavera).
-
Pintura mágica.
-
Caminho das sensações.
-
Pintura em branco.
-
Carimbo de garrafa pet.
-
Que cara é essa??
-
Pintura com giz molhado.
-
Carimbos com bolinha de isopor.
-
Pintura escorrida.
-
Carimbos com a palma da mão.
-
Pintura com lixa.
-
Pintura esponjada.
Desenvolvimento
Pintura mágica: orienta-los a pintar com tinta
guache somente um lado da folha em branco e depois auxilia-los a dobrar ao meio
e ver o resultado.
Caminho das sensações: riscar o contorno da
mão em um pedaço de e.v.a. e colar na palma
da mão diversas texturas e em seguida colar as mãos de e.v.a. pelo chão
da sala.
Pintura em branco: desenham livremente com o
giz de cera branco e depois passam com o pincel a tinta guache.
Carimbo de flor: com o fundo da garrafa pet,
passamos tinta guache e carimbamos na cartolina.
Que cara é essa?? : pintam as caixas de creme
dental com tinta guache e juntos fazemos rostinhos diversos.
Pintura com giz molhado: fazer uma mistura com
cola branca e água, ensinando as crianças a molharem o giz de cera na mistura e
desenharem livremente no papel sulfite.
Fantoche de saquinho: com o saquinho,
auxiliaremos a montarem e a colarem o rostinho no saquinho, formando um
bonequinho.
Carimbos com bolinhas de isopor: molhar as
bolinhas na tinta guache e carimbar em
sulfites.
Pintura escorrida: pinga-se cola colorida na
folha e , movimentando-o em várias direções.
Carimbando e formando bichos: colorindo a
palma da mão criaremos diversos bichinhos.
Pintura esponjada: faremos diversos desenhos
passando tinta guache na esponja.
Pintura com lixa: com a lixa embaixo da
sulfite, deixaremos pintarem livremente usando o giz de cera.
Recursos Necessários
-
Cartolinas;
-
Tinta guache;
-
Cola colorida;
-
Fita crepe;
-
Papel cartão;
-
E.v.a. diversos;
-
Caixa de creme dental;
-
Tesoura ;
-
Bolinha de isopor;
-
Sulfite;
-
Giz de lousa branco;
-
Giz de cera colorido;
-
Saquinho de papel;
-
Esponja;
-
Garrafa pet;
-
Lixa, algodão, plástico bolha;
Avaliação
A
avaliação do projeto será no transcorrer das atividades e com as construções de
cada criança de acordo com suas percepções artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!