PROJETO “EU SOU ASSIM”
(Adaptação)
Berçário II A e B
Professoras: Eliete e Flávia
Coordenadora: Gislene Bianchi
Fevereiro - 2016
JUSTIFICATIVA
O projeto adaptação dá - se inicio no
começo do ano letivo, acolhendo as crianças que já frequentam à escola e a
aquelas que estão indo pela primeira vez. São muitas as novidades: ambiente
novo, professoras, colegas novos e a sala de convívio.
E nesse período de adaptação transformamos
o ambiente o mais agradável possível, trabalhando com eles atividades com muito
aconchego, em um ambiente acolhedor e acima de tudo, com muito amor, paciência,
carinho e dedicação.
OBJETIVO
- Propiciar
um ambiente acolhedor;
- Distração
com brinquedos e atividades lúdicas;
-
Desenvolver a interatividade;
- Musicalização;
-
Explorar materiais diversos;
- Promover
o desenvolvimento de vínculos afetivos, possibilitando um desenvolvimento
físico, emocional e social;
CONTEÚDOS
- DVD com
clipes musicais;
- Historinhas
com expressões;
- Brincando
de imitar;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Comunicação
corporal;
- Fantoches;
-
Lembrancinha;
- Músicas
cantadas;
DESENVOLVIMENTO
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores, brincar
através de comunicação corporal, como cócegas, pegar e carícias e atividades de
psicomotricidade em geral.
Linguagem verbal: ler, contar e interpretar historia , utilizando
livros, fantoches e dedoches.
Linguagem musical: cantar fazendo os movimentos conforme a música.
Vídeo: assistir Dvd’s musicais e desenhos infantis para entretê-los.
Autonomia: relaxamento por meio de atividades de alongamento, massagem e
ginástica, conhecendo a si mesmo e ao outro.
Natureza e sociedade: apresentação de animais e seus sons.
Linguagem artística: pintura com diversos materiais e diversos ambientes
em grupo e individual. Confeccionar fantoches de palitos de animais para cada
um.
RECURSOS NECESSÁRIOS
ü Aparelho de Som;
ü Brinquedos;
ü Cola Colorida;
ü Cartolina;
ü Palito de
sorvete;
ü CD e DVD de
clipes e histórias;
ü
Fantoches;
ü Livros
infantis;
ü Giz de
cera;
ü Revistas;
ü Bexigas;
AVALIAÇÃO
O
foco a ser avaliado nesse presente projeto da adaptação é a observação. Será
avaliado cada criança, através da observação e acompanhamento das atividades
propostas e realizadas, considerando a capacidade e a individualidade de cada
um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!