CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Arte
“Os espelhos são usados para ver o
rosto; a arte para ver a alma.”
Mini
Grupo II A
Projeto
Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora:
Sônia Regina Minguini Ferreira
Setembro
de 2015
1. JUSTIFICATIVA:
O mundo é repleto de símbolos e significados que
possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o
desenvolvimento de atitudes essenciais para a criança como o senso crítico, a
sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como
instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a
criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de
sentir as coisas. A criação é exclusividade das crianças, cada criança tem o
seu jeito sua maneira de criar, mas cabe á nós professoras alimentar esse
percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas,
portanto neste projeto o artista em pauta será Vik Muniz, um dos grandes nomes
da arte brasileira, usa lixo e componentes como chocolate e açúcar em suas
obras.
Através deste projeto trabalharemos a educação
ambiental por meio da arte, trabalhando a criatividade reaproveitando materiais
e mostrando para as crianças que o lixo também pode ser útil.
2. OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento de
mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;
Desenvolver a criatividade
reaproveitando materiais e mostrar para os alunos que o lixo também pode ser
útil;
Possibilitar o manuseio
e entrar em contato com diversas formas de expressão artística;
Comunicar e expressar
pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais:
colagem pintura, desenho e escultura;
Produzir trabalhos de arte,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de
produção e criação;
Observar, apreciar e fazer a
releitura das produções artísticas do artista Vik Muniz;
3.
CONTEÚDO:
Exploração e manipulação de
materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas,
carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e
de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão,
caixas, madeiras etc.
Cuidado com os materiais e com
os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Criação de desenhos, pinturas,
colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos
elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume,
espaço, textura etc.
Conhecimento da diversidade de
produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções,
fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc
4.
DESENVOLVIMENTO:
ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Consoantes;
Leitura e releitura de livros coerentes ao tema do
projeto.
ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal
através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
Desenvolver a sociabilização em sala de
aula;
Desenvolver a audição e a percepção
através da leitura de estórias e músicas.
ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas
ü Linguagem Corporal:
Teatro de fantoches, e sombra;
Teatro com as crianças;
Danças
ü Linguagem artística:
Cartazes;
Dobraduras;
Confeccionar personagens e brinquedos com sucatas;
Colorir;
ü Natureza e Sociedade:
Datas Comemorativas
Sustentabilidade
ü Matemática:
Contagem oral;
Formas geométricas
Cores;
Numerais.
Noção de espaço
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
ü Aparelho de Som
ü Bexiga
ü Brinquedos
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü Cenário para apresentação
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola Tenaz,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Fita crepe
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras dirigidas.
ü Jornais
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Máquina fotográfica
ü Materiais recicláveis
ü Músicas
ü Palito de sorvete,
ü Papéis diversos
ü Pincel atômico
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Revistas
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TNT
ü TV
6.
AVALIAÇÃO:
ü A avaliação do Projeto deverá
ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as
construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu
desenvolvimento individual ou em grupo.
SUGESTÕES:
Latas e filtros de café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!