CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
FOLCLORE
Mini Grupo II A
Projeto Orientado Coordenadora: Gislene
Professora: Sônia Regina Minguini Ferreira
1. JUSTIFICATIVA:
É preciso resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações, com este projeto estarei resgatando a nossa cultura, nossos valores e garantindo as tradições às futuras gerações.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou".
(Marcelo Xavier)
OBJETIVO:
• Resgatar tradições e a importância do Folclore;
• Valorizar o folclore brasileiro;
• Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
• Desenvolver e estimular a criança, sua imaginação e a coordenação viso-motora;
• Repassar valores culturais.
• Socializar.
• Estimular o ritmo.
• Desenvolver a linguagem oral e escrita.
• Desenvolver a criatividade.
2. CONTEÚDO:
• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
• Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
• Ouvir Músicas para relaxar;
• Assistir filmes em DVD;
• Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
• Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
• Modelagem (massinha);
• Brinquedos pedagógicos;
• Rodas de conversa;
• Interesse e respeito pela sua cultura;
• Preservação pela tradição de seus costumes.
3. DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
-- Envolver o tema trabalhando o nome;
- Atividades com seu nome;
- Apresentar consoantes;
- Estimular a criatividade e imaginação.
Linguagem Musical:
- Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;
- Desenvolver o habito de ouvir através da música;
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Música e interpretação;
- Cantigas populares.
Linguagem Verbal:
- Parlendas; (algumas parlendas anexo a este projeto)
- Pseudo-leitura;
-Trava línguas(anexo abaixo)
- Leituras de histórias, contos e lendas (abaixo) narradas pela professora, DVD e CD;
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
- História e interpretação;
- Roda de conversa sobre as brincadeiras que fazem parte do folclore.
Linguagem Corporal:
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda;
- Parque.
- Brincadeiras ao ar livre (sugestões abaixo);
• Amarelinha
• Bolinhas de sabão
• Bilboquê
• Gosta desse
• Passa anel
• Boca de forno
• Balança caixão
• Cabra cega
• Jogo da velha
• Seu reizinho mandou
• Boca de leão
• Viva o bandor
• Meia, meia lua
• Vai e vem, etc...
Linguagem artística:
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas;
- Modelagem com argila ou massinha;
- Montagem de um livro sobre o Folclore
- Jogo da memória;
- Dobraduras;
- Máscaras;
- Sucatas;
- Pintura.
- Oficina com montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.
Natureza e Sociedade:
- Roda da conversa- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...
Matemática:
- Jogos de memória;
- Contagem oral;
- Noções de dentro e fora;
- Formas geométricas;
- Cores;
- Numerais.
4. RECURSOS NECESSÁRIOS:
• Livros de Histórias sobre folclore;
• Argila ou massinha para modelagem;
• Brinquedos
• CD e DVD
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Fantoches
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• Sucatas
• Tesoura
• TV
5. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!