CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
"Desenvolvendo os Sentidos"
BERÇÁRIO I A e B
PROJETO ORIENTADO PELA
COORDENADORA: GISLENE BIANCHI
PROFESSORAS: FLÁVIA GALINDO E
JESSICA RODRIGUES
AGOSTO – 2017
Justificativa
Por meio dos cinco sentidos as crianças descobrem
o mundo através das sensações e estímulos, trazidas pelo tato, visão, audição,
paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta. Os
conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelece com outras
pessoas e com o meio em que vivem. Como nessa fase as crianças estão se
descobrindo, trabalhar os sentidos só irá facilitar essa descoberta e esse
desenvolvimento. Este projeto tem como proposta desafiar os sentidos, instigar
a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade, estimular as sensações,
desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e identificar os diferentes sons,
cheiros, sabores, texturas e imagens, proporcionando a cada criança um ambiente
lúdico e de desenvolvimento constante.
Objetivos
·
Desenvolver
os sentidos;
·
Estimular
a coordenação motora;
·
Desenvolver
a linguagem oral;
·
Desenvolver
a percepção visual;
Conteúdos
·
Amassar
papel crepom;
·
Chuvinha
de papel:
·
Bolinhas
de sabão;
·
Caixa
surpresa;
·
Bolas
na banheira;
·
Cubo
perfumado;
·
Bingo
dos sons;
·
Pegada
sensações;
·
Chocalho
reciclável;
·
Móbili;
·
Conhecer
tipos de alimentos;
·
Luva
sensação;
·
Lanterna;
·
Palitoche
das partes do corpo;
·
Sachê
de odores;
·
Músicas
com movimento;
Desenvolvimento
Amassar papel crepom: No parque e no solário entregarei
para cada um, um pedaço de papel crepom e ensinaremos a amassar o papel.
Chuvinha de papel: Farei chuvinha de papel com folhas de revistas, amassarei e
auxiliarei para que joguem para cima.
Bolinhas de sabão: No parque e no solário brincarei
com as bolhas de sabão, assoprarei as bolhas pertos dos bebês para que eles
peguem e visualizem.
Caixa surpresa: Farei uma caixa colorida, colocarei
diversos objetos dentro da caixa e auxiliarei os bebês a colocarei a mão dentro
da caixa e sentir o que está lá dentro.
Bolas na banheira: Na hora do banho colocarei diversas
bolas pequenas e médias para que explorem durante o banho.
Cubo perfumado: Confeccionarei um cubo e passarei perfume
no cubo todo, e ensinarei eles a cheirar, entregarei o cubo para eles, para que
possam manusearem.
Bingo dos sons: Colocarei um cd no rádio ou dvd para
escutarem diversos tipos de sons.
Pegada sensações: Confeccionarei pegada com vários
tipos de texturas, como: algodão, lixa, caixa de ovo, lã, plástico bolha, gel,
e colocaremos no chão para que eles possam passar a mão e sentir.
Chocalho reciclável: Confeccionarei chocalhos com
garrafas pet pequenos, utilizando, arroz, milho, feijão, canjica, estrelinha,
lantejoula e gliter, para que possam brincar através do som e movimento.
Móbile: Farei um móbile colorido e colocarei na sala
para que visualizem.
Conhecer tipos de alimentos: Apresentarei para eles
alguns alimentos para que peguem e sintam. Nas refeições de rotina diária
mostrarei a eles os alimentos.
Luva sensação: Com algumas luvas de latex, colocarei
botão, gel, palha de aço, farinha de trigo, macarrão, para que sintam as
diferentes texturas.
Lanterna: Com a lanterna apagarei as luzes e mostrarei
a luz para que toquem, na sala contarei histórias fazendo sombras na parede.
Palitoches das partes do corpo: Farei palitoches com
as partes do corpo dos 5 sentidos e interagirei com eles mostrando e apontando
cada parte do corpo.
Sachê de odores: Confeccionarei saquinhos de pano com
pó de café, achocolatado em pó, ervas, sucos em pó, para que os bebês sintam o
cheiro.
Músicas com movimentos: Minha boneca de lata; Fui no
mercado; Seu lobato; Caranguejo não é peixe; Índio fazer barulho, cantaremos as
músicas fazendo sons e movimentos para que vejam e acompanhem.
Recursos Necessários
·
Bolhas
de sabão;
·
Monta-tudo;
·
Florzinhas;
·
caixa
de papelão;
·
Durex
colorido;
·
Jornais,
revistas;
·
Palitos
de sorvete;
·
Papel
crepom colorido;
·
Garrafa
pet pequena;
·
Arroz,
feijão, milho, gliter, estrelinhas, lantejoulas;
·
Cd e
dvd;
·
Fita
crep;
·
E.v.a;
·
Bolas
e bolinhas;
·
Perfume;
·
Sal,
açúcar;
·
Luva
de latex;
·
Botão,
gel, bombril, farinha de trigo, macarrão;
·
Lanterna;
·
Pano;
·
Pó
de café, achocolatado em pó, ervas, suco em pó;
·
Cartolina;
·
Caixa
de ovo;
Avaliação
A avaliação será
através de registros contínuos do dia-a-dia da criança na participação em cada
atividade executada, iremos avaliar: se demonstram prazer em ouvir sons; se
exploram texturas e imagens; se seguram, examinam e exploram objetos de
diferentes formas; se imitam sons, ações e gestos (palmas, acenos); se apertam
ou sacodem objetos colocados em sua mão; se seguem visualmente um objeto em
movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!