CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Família
“O laço que une uma família de
verdade não é o sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro”
(Richard Bach)
Mini Grupo II A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora: Sônia Regina Minguini Ferreira
Agosto de 2015
1. JUSTIFICATIVA:
Trabalhar nos momentos e
tempos da nossa rotina pedagógica com a identidade, os valores humanos e seu
grupo social (família e os novos arranjos familiares), possibilita para as
crianças a compreensão que eles têm uma história de vida, que esta história é
única, e que estes são parte atuante no mundo em que vivem. Entendemos que as
festas de final de ano oportunizam momentos de congraçamento, e, portanto, o
projeto possibilitará uma maior inserção das famílias à creche.
É
muito importante que as crianças tenham referências em relação aos valores
fundamentais para a convivência em sociedade, tais como: amor, solidariedade,
amizade, união, entre outros. Desta forma, as regras de convivência se
tornam mais claras para as mesmas. A educação infantil deve, portanto,
possibilitar o contato com essas referências valorativas que muitas vezes não
fazem parte da rotina das crianças em seus lares.
Para mim
como educadora, o projeto tem especial importância, pois obterei informações
significativas a respeito das crianças e seus familiares, o que oportuniza um
melhor entendimento da realidade de cada uma das crianças.
2. OBJETIVO:
·
Reconhecer e valorizar os membros da família;
·
Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
·
Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
·
Construção do eu e do outro;
·
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
·
Identificar suas preferências pessoais;
·
Desenvolver a autoestima e o valor à família;
·
Trabalhar as diferenças;
·
Identificar os membros de sua família e o papel de cada um;
·
Aumentar ou estreitar o vínculo Família e instituição de Educação
Infantil.
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Orientar as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família
e na escola)
·
Valorizar a família e as pessoas que moram conosco.
3.
CONTEÚDO:
·
Roda de conversa: O nome de
cada um, as características, as diferenças entre as pessoas, os valores
humanos, como é minha família, entre outros;
·
Contação de histórias relativas ao projeto;
·
Atividades de artes que trabalhem: O meu tamanho, a minha mão, o meu
pé (noções de grande/pequeno, maior/menor, agrupamentos e seriação);
·
Dinâmica do toque (vedar os olhos da criança e sugerir que a mesma toque
o rosto e o corpo e diga que parte está tocando)
·
Painel do auto-retrato;
·
Como é a minha casa? Quantas pessoas vivem nela?
·
Brincadeiras com jogos alusivos ao projeto;
·
Musicalização com músicas referentes ao projeto;
·
Trabalhar com as fases da vida: bebê, criança, adolescente, adulto,
idoso;
·
Confecção da menina e do menino gigante;
·
Confecção da família de caixa de leite;
·
Painel com nome das crianças;
·
Colagem de gravuras sobre os membros da família;
4.
DESENVOLVIMENTO:
ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Letrinhas do nome;
Consoantes;
Confecção de livros
Leitura e releitura de livros coerentes ao tema do projeto.
ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal
através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
Desenvolver a sociabilização em sala de
aula;
Desenvolver a audição e a percepção
através da leitura de estórias e músicas.
ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas
ü Linguagem Corporal:
Teatro de fantoches, e sombra;
Teatro com as crianças.
ü Linguagem artística:
Cartazes;
Cartazes;
Dobraduras;
Confeccionar personagens com sucatas;
Colorir;
Montar quebra cabeça. ·.
ü Natureza e Sociedade:
Membros da Familia
Identificação do si e do outro
Casa
ü Matemática:
Contagem oral;
Noções de dentro e fora;
Formas geométricas
Cores;
Numerais.
Grande - pequeno
Seriação
Agrupamento
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
ü Aparelho de Som
ü Brinquedos
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü Cenário para apresentação
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola Tenaz,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Fita crepe
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras
dirigidas.
ü Jornais
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Máquina fotográfica
ü Materiais recicláveis
ü Músicas
ü Palito de sorvete,
ü Papéis diversos
ü Pincel atômico
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Revistas
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TNT
ü TV
6.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças. Avaliarei a
participação e interesse dos alunos nas atividades propostas. Registrando os
avanços, a participação compartilhada, regras,
disciplina, organização, trabalho em equipe e responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!