PROJETO CURRICULAR
CRIANÇA
OUTUBRO/2013
"Ser
criança é acreditar que tudo é possível.
criança é acreditar que tudo é possível.
É
ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É
se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser
criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É
conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser
criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser
criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Gilberto
dos Reis
dos Reis
JUSTIFICATIVA
Idealizamos
este projeto com intuito de atentar se para a criança em geral,
afim de suprir suas necessidades, dando ênfase ao fato de que a
criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e
amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez
desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente
feliz, acolhedor e amável.
Declaração
dos Direitos da Criança
No dia 20
de novembro de 1959, por aprovação unânime, a Assembléia Geral
das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança.
A declaração é uma enumeração dos direitos e das liberdades a
que, segundo o consenso da comunidade internacional, é justa para
toda e qualquer criança. Muitos dos direitos e liberdades contidos
neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos
Humanos. No seu preâmbulo, diz a nova Declaração expressamente que
a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental,
requer proteção e cuidados especiais, quer antes ou depois do
nascimento.
1º
Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem
distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição
social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º
Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e
protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico,
mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em
condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os
melhores interesses da criança.
3º
Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma
nacionalidade.
4º
Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde,
alimentação, habitação, recreação e assistência médica
adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção
especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º
Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem
direito à educação e cuidados especiais.
6º
Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e
deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num
ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a
sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem
propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas
que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a
prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da
manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º
Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver
as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus
sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os
melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os
responsáveis pela sua educação e orientação; esta
responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá
ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos
mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas
empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º
Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar
entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º
Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas
de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve
trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu
desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º
Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de
compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de
fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e
aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
TODA
CRIANÇA TEM:
OBJETIVOS
Promover
atividades fora de sala, variadas e interessantes, visando dar a
criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
Valorizar
a criança
Estimular
a auto-estima e criatividade
Evidenciar
direitos e deveres da criança
Desenvolver
o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação
motora, a percepção auditiva e visual da criança
Proporcionar
jogos e brincadeiras
CONTEÚDOS
Autonomia
Apresentação
de diversos jogos e brincadeiras/direitos e deveres da crianças
Pinturas e
confeccionar/manusear objetos
Linguagem
verbal/Dramatizações
Escutar e
gesticular músicas
Assistir a
vídeos
Natureza e
cultura
Motricidade
DESENVOLVIMENTO
Linguagem
musical:ensaiar para festa do fim de ano e propor brincadeiras
musicais envolvendo gestos, cantar e escutar músicas diversas
ligadas as crianças como: como é bom ser criança ,criança feliz,
criança de jesus, Xuxa diversos volumes, Patati Patata, Galinha
pintadinha e Aline Barros.
Vídeo:
assistir dvd ‘s musicais e episódios do cocoricó, aline
barros,xuxa, teletubies, barney, patati patata e galinha pintadinha.
Linguagem
verbal: explanar sobre os direitos e deveres das crianças, contar
diversas histórias infantis, escutar histórias em mp3 e ilustradas,
utilizar fantoches, dedoches e imagens variadas.
Linguagem
corporal: atividades diversas de psicomotricidade.
Artes
visuais/Natureza e sociedade:
Aulas
expositivas e desenhos ampliados.
Pintar com
tinta imagens diversas.
Explorar
revistas, livros e massa de modelar.
Produzir
cartazes variados.
Pintar com
giz de cera e tinta.
Construir
brinquedos com sucata.
Dobraduras.
Recorte e
colagem.
Confeccionar
lembranças.
Plantar.
Dia do
cinema, cabana e cabelo fashion.
Brincar de
bola de sabão .
Papel
cartão cores primarias
Papel
camurça cores primarias
Tnt
Eva
Sucata
Tinta
Cartolina
cores primarias
Dvd/rádio
Revistas/livros
Giz de
cera
Purpurina
Cola
quente
Papel
espelho para dobradura
Durex
colorido
Lastex
Papel
crepon diversas cores
Projeto elaborado pelas professoras: Andreia Demare e Diana M.M.Zacarias
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